Dois sets muito fáceis e um apertado deram a vitória para Rafael Nadal, vice-líder do ranking mundial, neste domingo, na Rod Laver Arena. O espanhol praticamente não deu chances para o tcheco Tomas Berdych e se classificou para as quartas de final do Australian Open.
Com parciais de 6/0 6/1 7/6(4) em 2h05, Nadal, segundo favorito no torneio, marcou sua 20ª vitória em 24 jogos sobre o ex-número 4 do mundo e atual 57, vingando a derrota sofrida para Berdych nas quartas de 2015 da mesma competição e se garantindo na antepenúltima rodada pela 11ª vez nas últimas 12 participações.
Campeão do evento em 2009 e ainda sem perder sets na atual edição, Nadal vai duelar, por vaga nas semifinais, contra o norte-americano Frances Tiafoe, 39° da ATP, que superou o 20° cabeça de chave, o búlgaro Grigor Dimitrov, por duros 7/5 7/6(6) 6/7(1) 7/5 em 3h38, dando sequência na sua melhor campanha em um Slam, justamente no dia em que completa 21 anos de idade.
Rafa, que venceu sua 251ª partida num torneio deste porte neste domingo, vai medir forças com Frances pela primeira vez no circuito profissional.
O Touro Miúra de 32 anos de idade está disputando o primeiro campeonato oficial em 2019, já que uma lesão na coxa não o deixou disputar o ATP 250 de Brisbane na primeira semana do ano. Com a campanha até então em Melbourne, ele defende seus pontos conquistados na temporada passada, quando teve que abandonar nas quartas diante do croata Marin Cilic.
Nadal começou o primeiro Slam de 2019 com chances de desbancar o sérvio Novak Djokovic do posto de número 1 do mundo. Porém, para isso se concretizar, Nole não podia chegar nas oitavas, o que acabou acontecendo.
O Jogo
Durante os dois primeiros sets da partida, um só jogador comandava totalmente as ações... Esse jogador era Nadal. Na primeira parcial, quebras no segundo, no quarto e no sexto game para o espanhol, que anotou um pneu. Na segunda, Rafa superou o serviço de Berdych mais duas vezes para marcar um 6-1.
Já naquele que viria a ser o último set, o jogo se equilibrou e os dois tenistas confirmavam bem os seus saques. No décimo segundo game, o tcheco chegou a ter um set point na devolução, mas Rafa se salvou com um belo winner de forehand e levou a definição para o tie-break. Ali, o número 2 do ranking retomou o controle do jogo e fechou com 7-6(4).