Rafael Nadal, número dois do mundo, segue despachando os tenistas australianos no Australian Open. Depois de bater James Duckworth na primeira rodada a vítima desta quarta-feira foi Matthew Ebden, 48º colocado, garantindo vaga na terceira fase.
Nadal superou o adversário por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/2 6/2 após 1h56min na quadra central, a Rod Laver Arena, em Melbourne Park.
Esta é a 920ª vitória na carreira do espanhol e 249ª em Grand Slams se aproximando de grande marca nestes que são os maiores eventos do tênis. Em Melbourne ele soma 57 triunfos e 12 derrotas e agora passa o sueco Stefan Edberg e é o terceiro maior ganhador no evento onde foi campeão em 2009.
Na terceira rodada ele pega o terceiro australiano seguido, Alex de Minaur, 29º, que venceu batalha de cinco sets contra o suíço Henri Laaksonen, 166º, por 6/4 6/2 6/7 (11/9) 4/6 6/3 após 3h52min de batalha. Nadal o derrotou sem problemas em Wimbledon ano passado.
Nadal começou sendo pressionado e teve que salvar três chances de quebra no meio do set. No 4/3 ele deu o clique positivo, quebrou e confirmou para fechar o set.
Na segunda etapa foram duas quebras e uma parcial com mais conforto apesar do barulho da torcida local. No terceiro situação parecida, Nadal quebrou cedo, e abriu 5/2 e saque. Ebden teve uma chance de devolver a quebra, mas o espanhol encerrou no segundo match-point.