Destinos opostos na estreia dos dois principais favoritos do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. Enquanto o norte-americano e cabeça de chave 1 John Isner foi eliminado, o italiano e cabeça 2 Fabio Fognini conseguiu avançar em um jogo duro.
O responsável por abrir com derrota a temporada de Isner, 10° do ranking mundial e campeão ali em 2010 e em 2014, foi seu compatriota Taylor Fritz, 50°, que bateu o gigante de 2,03 m em dois tie-breaks, por 7/6(3) 7/6(5) em 1h39 de duração. Foi a segunda vitória de Fritz sobre um top 10, o garantindo nas quartas de final da competição.
"Gosto de pensar que um dos pontos fortes do meu jogo é jogar sob pressão e jogar bem nos grandes momentos. Então, estou feliz em começar o ano jogando bem quando pressionado e lidando bem com esses grandes momentos. Sabia que podia vencer John. Tivemos muitos pontos próximos, e é muito bom passar por isso", disse Fritz, de 21 anos, que marcou sua primeira vitória em três jogos sobre Isner.
Por um lugar nas semifinais, O jovem vai enfrentar o português João Sousa ou o convidado britânico Cameron Norrie.
Já Fognini, 13° do ranking, venceu sua primeira partida no campeonato (e no ano) no detalhe. Ele superou o alemão Peter Gojowczyk, 60°, com 6/2 3/6 7/6(5) em 2h04. Buscando a semi, vai duelar contra o alemão Philipp Kohlschreiber ou contra o quali francês Ugo Humbert.
Mais um a cair logo na estreia é o outro atleta da Itália Marco Cecchinato, terceiro favorito e 18° do mundo. Ele foi derrotado pelo também norte-americano Tennys Sandgren, 63°, por um duplo 6/3 em apenas 56 minutos. Sandgren medirá forças nas quartas contra o argentino Leonardo Mayer, 54°, que passou por Matteo Berrettini, conterrâneo de Cecchinato, nas oitavas de final, com duros 5/7 7/6(5) 6/3 em 2h24.