A ex-número 1 do mundo e atual oitava, a tcheca Karolina Pliskova, superou a croata Donna Vekic, 34ª, e está na grande final do WTA Premier de Brisbane, na Austrália, onde busca o o bicampeonato ao encara a ucraniana Lesia Tsurenko, 27ª, algoz de Naomi Osaka.
Campeã da edição 2017 do torneio em Brisbane, Pliskova precisou de 1h22 para fechar a partida diante de Vekic pelo placar de 6/3 6/4 tendo convertido três aces contra quatro da croata, que cometeu sete duplas-faltas contra três da tcheca, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 62% de aproveitamento da croata.
No primeiro set, o jogo começou nervoso, com as tenistas vencendo pontos no saque da rival e trocando quebras entre o terceiro e quarto game. A disputa seguiu nesta toada, e a tcheca conquistou quebra no sexto game, após pressionar muito, abriu 5/2 e administrou.
No segundo set, Pliskova passou a dominar seus games de saque melhor, mas acabou cedendo a pressão e trocou quebras com a croata entre o quinto e sétimo game. Com uma quebra de vantagem, a tcheca pressionou, fez a croata salvar três match-points no nono game e sacou para a partida.
Na grande final, Pliskova encara a ucraniana Lesia Tsurenko, 27ª, que surpreendeu a japonesa Naomi Osaka, quinta da WTA, pelo placar de 6/2 6/4.
Tsurenko e Pliskova já se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional, com três vitórias para a tcheca. Esta será a segunda final decidida entre elas. Em 2011, Tsurenko foi a campeã do Challenger de Bratislava, na Eslováquia.
Tsurenko jogará pela primeira vez na carreira uma final de WTA Premier.