Sentimentos opostos para as principais estrelas do ATP 250 de Brisbane, na Austrália. Enquanto o britânico Andy Murray e o australiano Nick Kyrgios foram derrotados nas oitavas, o japonês Kei Nishikori e o búlgaro Grigor Dimitrov venceram e vão se enfrentar nas quartas.
Voltando aos poucos ao circuito, mas ainda afirmando que sente dores no quadril, Murray, 240° colocado na ATP e que entrou no torneio com o recurso do ranking protegido, não foi páreo para o cabeça de chave 4 e 16° do mundo, o russo Daniil Medvedev, e acabou derrotado por 7/5 6/2. Nas quartas de final, Medvedev encara o canadense Milos Raonic, cabeça 5, que passou pelo sérvio Miomir Kecmanovic por 6/3 7/6(2) nas oitavas.
Anfitrião e atual campeão, Kyrgios também não passou das oitavas. O 35° do ranking mundial parou no francês Jeremy Chardy, 40°, por 6/7(5) 6/2 6/3 em 1h39. Chardy encara, nas quartas, o quali japonês Yasutaka Uchiyama, 185°, que surpreendeu o britânico Kyle Edmund, 14°, por 7/6(6) 6/4.
Segundo favorito na competição e 9° do ranking, Nishikori teve um primeiro set mais difícil contra o norte-americano Denis Kudla, mas depois deslanchou e venceu a partida por 7/5 6/2. Nas quartas de final, encarará Dimitrov, sexto mais cotado e 19° da lista, que eliminou o atleta da casa John Millman por 6/3 6/4. Kei e Grigor já se enfrentaram cinco vezes, e o japonês venceu quatro delas.