Fim do primeiro Grand Slam da temporada, mas nada de moleza. Fevereiro chegou e os tenistas seguiram no mesmo ritmo. O que mudou? O velho novo "Rei" do tênis. Roger Federer enfim voltou a tão sonhada liderança do ranking mundial, contrariando o que muitos pensavam.
Veja mais:
Retrospectiva - Janeiro - 20x Roger Federer
Confira e relembre os acontecimentos mais importantes de fevereiro, destacando também os torneios nacionais:
Djokovic passa por cirurgia no cotovelo
Depois de cair nas oitavas de final do Aberto da Austrália, o sérvio Novak Djokovic teve que passar por uma pequena intervenção cirúrgica no cotovelo direito. Ele passou pelo procedimento na Basileia, terra do suíço Roger Federer.
Djokovic passa por cirurgia no cotovelo na Basileia. RELEMBRE!
André Sá anuncia aposentadoria
Um dos maiores nomes do tênis nacional nos últimos anos, André Sá anunciou que ia pendurar as raquetes após a disputa do Brasil Open, naquele mesmo mês.
Aos 40 anos de idade e após 22 anos de carreira, o mineiro comunicou a todos que dedicaria maia tempo ao pupilo Thomaz Bellucci. Dias depois, ele também foi anunciado como consultor de relação de jogadores da ITF.
André Sá anuncia a aposentadoria do tênis. RELEMBRE!
Brasil vence no sufoco na Copa Davis
Ninguém imaginava muitas dificuldades quando ficou definido que o Brasil enfrentaria a República Dominicana na primeira rodada do Zonal Americano da Copa Davis. Porém, o inesperado aconteceu, o duelo foi duríssimo e decidido apenas no quinto e decisivo jogo.
Paulista de Sertãozinho, João Pedro Sorgi foi o herói e definiu a vitória brasileira na dramática partida final, disputada nas quadras rápidas de Santo Domingo.
HERÓI IMPROVÁVEL! Sorgi vira batalha e classifica o Brasil na Copa Davis. RELEMBRE!
Philippe Chatrier de branco?
Sim, o frio na Europa foi tanto que nevou em plena quadra central de Roland Garros, a deixando completamente branca. Para quem é acostumado a vê-la cheia de saibro, foi uma cena bem curiosa.
Neve muda paisagem da quadra central em Roland Garros. RELEMBRE!
Bellucci retorna, mas tem pior ranking
Após cumprir cinco meses de suspensão por doping, o brasileiro Thomaz Bellucci enfim retornou ao circuito, mas os bons resultados não vieram junto com ele.
Após ser eliminado logo na primeira rodada do ATP 250 de Quito, no Equador, o ex-número 21 do mundo cairia para a sua pior colocação na lista da ATP desde novembro de 2013, ao descer para fora do top 130.
Bellucci terá pior ranking em mais de quatro anos. RELEMBRE!
25 anos sem Arthur Ashe
O mês de fevereiro também marcou um período de 25 anos da morte do ícone norte-americano Arthur Ashe. Conhecido por quebrar inúmeras barreiras no mundo esportivo por ser negro, ele teve sua história relembrada pelo Tênis News.
25 anos sem Arthur Ashe, o homem que rompeu barreiras. RELEMBRE!
Schwartzman é o grande campeão do Rio Open
O maior torneio da América do Sul, o Rio Open, chegou e nos mostrou a grandeza do baixinho Diego Schwartzman. Além de conquistar o maior evento de sua carreira, o argentino também garantiu seu melhor ranking, após a conquista do ATP 500 do Rio de Janeiro.
Schwartzman domina Verdasco e conquista seu primeiro ATP 500 no Rio. RELEMBRE!
Nadal desiste de Acapulco e preocupa
O problema que o fez abandonar o Aberto da Austrália no meio continuava e Rafael Nadal teria que desistir de mais um torneio, desta vez o ATP 500 de Acapulco, no México.
Uma lesão de grau um no músculo psoas-ilíaco — que liga a perna direita à região do baixo abdômen, passando por trás do joelho - era a responsável por preocupar Nadal para a sequência da temporada.
Nadal desiste de Acapulco e é dúvida pra Indian Wells. RELEMBRE!
Federer vence Roterdã e volta a ser líder do ranking mundial
Para finalizar as lembranças, trazemos o maior destaque do mês de fevereiro. Ao aceitar um convite de última hora da organização do ATP 500 de Roterdã, na Holanda, o suíço Roger Federer deixou claro que não estava para brincadeira e que queria retornar ao topo do tênis.
Porém, não seria fácil e o então recente campeão do Grand Slam da Austrália, em janeiro, teria que chegar às quartas de final na competição em quadras duras e cobertas.
Roger, como de costume, foi além: conquistou o torneio holandês e, aos 36 anos de idade, se tornou o homem mais velho a liderar o ranking em toda a história da lista da ATP. Com o feito (ser número 1) que não conseguia desde 2012, não segurou as lágrimas e caiu no choro, emocionando a todos.
Federer vira sobre Haase, vai à semi em Roterdã e chora ao voltar ao Nº1. RELEMBRE!