X

Nishikori surpreende Federer na estreia do ATP Finals

Domingo, 11 de novembro 2018 às 19:45:09 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O japonês Kei Nishikori, nono do ranking da ATP, surpreendeu o suíço Roger Federer, terceiro da ATP, na estreia do ATP Finals de Londres e largou na frente na disputa do Grupo Lleyton Hewitt. Federer não perdia na estreia do ATP Finals há cinco anos.



Nishikori precisou de 1h28 para fechar o placar em 7/6 (4) 6/3 tendo convertido dois aces contra quatro do suíço, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas de seu algoz, quatro, e venceu 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do japonês.

A partida teve inicio com Federer ganhando mais pontos no saque do rival, mas sem efetivar esses pontos em chances de quebra e sem nenhum breakpoint o primeiro set foi para o tiebreak. Ali, Nishikori trabalhou firme da linha de base, conquistou duas mini-quebras, abriu 6/1 e administrou a vantagem, vendo inclusive Federer devolver uma das mini-quebras.

Na segunda etapa, o suíço voltou agressivo na devolução, conquistou quebra de saque no primeiro game, mas trabalhando com segundo saque e foi quebrado na sequência e viu o japonês ficar motivado, conquistou quebra no sexto game em erro de Federer e administrou a vantagem, sacando fime. 

A última vez que Federer perdeu na estreia do ATP Finals foi há cinco anos, quando na edição 2013 caiu em três sets diante do Sérvio Novak Djokovic. Em todas as suas 16 participações no Finals, esta foi apenas sua quarta derrota na estreia, a primeira em sets diretos. Em 2007, Federer foi derrotado em três sets pelo chileno Fernando González, e em 2008, também em três sets, o suíço perdeu na estreia do francês Gilles Simon

Nishikori agora lidera o grupo Lleyton Hewitt ao lado do sul-africano Kevin Anderson, que venceu o austríaco Dominic Thiem em dois sets.

O hexacampeão do torneio, Federer encara nesta terça Anderson em busca de somar sua primeira vitória. O suíço nunca perdeu as duas primeiras partidas na chave do Finals e ficou na fase de grupos apenas uma vez na carreira, em 2008, quando perdeu a estreia e a última rodada da fase de grupos para Andy Murray.

Federer segue sem conseguir vencer um tenista do top 10 desde fevereiro. Este ano, o suíço teve sete encontros contra top 10 e venceu apenas dois deles, Marin Cilic na final do Australian Open e o búlgaro Grigor Dimitrov na final de Rotterdã. 

Confira o match-point:


teninews.com.br
br.jooble.org