O Japão e os Estados Unidos se classificaram, neste sábado, para a segunda rodada dos Qualifiers da Copa Davis, a maior competição de nações do esporte.
Após o empate de 1 a 1 no primeiro dia em Miki, no Japão, o time britânico pulou na frente com a vitória nas duplas de Joe Salisbury e Neal Skupski sobre Tekeru Yuzuki e Yosuke Watanuki por um duplo 7/6. Só que Yoshihito Nishioka deu o empate com vitória sobre Jacob Fearnley por 6/3 7/6 e Kei Nishikori, ausente por sete anos da Davis até o ano passado, selou a classificação contra Billy Harris marcando 6/2 6/3.
A vitória é a vingança dos japoneses da derrota de 2016 com presenças de Nishikori e Nishioka na equipe. O Japão encara Alemanha ou Israel no confronto que valerá a vaga no Final 8. A Alemanha vai liderando por 2 a 0.
Os Estados Unidos fecharam nas duplas o confronto contra Taiwan jogado em Taipei. Rajeev Ram e Austin Krajicek derrotaram Ray Ho e Tung Wu por 6/4 7/6 (7/4). Em seguida Mackenzie Mcdonald jogou um protocolar encontro para finalizar o 4 a 0 contra Tsung Huang por 6/2 6/3. A equipe americana encara a Coreia do Sul ou a Rep. Tcheca na segunda fase dos Qualifiers.