Os brasileiros dominaram as finais do Brasil Open Wheelchair Tennis, neste domingo, em São Paulo. Principal torneio da categoria na América do Sul, o ITF 2 Series foi disputado nas quadras rápidas do clube Esperia e distribuiu uma premiação total de US$ 22 mil.
Um dos destaques do torneio foi o catarinense Ymanitu Silva, número 8 do mundo de Quad e da ADK Tennis, que fez a dobradinha na categoria e faturou os títulos de simples e duplas. Na chave de simples, o principal favorito derrotou o japonês Mika Ishikawa, segundo pré-classificado, de virada, com parciais de 4/6, 6/0 e 6/1, e sagrou-se campeão.
Na decisão de duplas, os dois finalistas formaram parceria e venceram o chileno Pablo Araya e o brasileiro Augusto Fernandes por 6/3 e 6/2. Agora Many segue para a Inglaterra, onde disputa o Bath Indoor Tournament. Na sequência, ele embarca para a Holanda onde fecha o ano com chave de ouro no Uniqlo Wheelchair Double Masters, torneio que reúne as melhores duplas do ano.
Já a categoria masculina teve um duelo nacional e terminou com a vitória do cabeça 1 Lucas Correa sobre o oitavo pré-classificado Samuel de Oliveira por 6/1 e 6/2. Nas duplas, o brasileiro Daniel Rodrigues e o argentino Agustin Ledesma levaram a melhor sobre o japonês Yoshinobu Fujimoto e o argentino Ezequiel Casco e ganharam por 7/6(4), 4/1 e retirada dos adversários.
Na chave feminina, a brasileira Natália Mayara ficou com o vice-campeonato ao ser superada pela argentina Maria Florencia Moreno por 6/1 e 6/2. Nas duplas, a tenista de Brasília e a mineira Meirycoll Duval superaram as argentinas Moreno e Nicole Maria Dhers por 6/1 e 6/4 e sagraram-se campeãs.
Na categoria júnior, João Lucas Takaki foi o campeão ao superar Maria Fernanda Alves por 6/3, 4/6 e 7/6(5).
O Brasil Open Wheelchair Tennis teve apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Federação Paulista de Tênis, Esperia, Correios, Peugeot, Wilson e Companion Sports.
Resultados das finais
Quad
Ymanitu Silva [1] d Mika Ishikawa [2] por 4-6 6-0 6-1
Quad dupla
Ymanitu Silva/Mika Ishikawa d Pablo Araya/Augusto Fernandes por 6-3 6-2
Masc.
Lucas Correa [1] d Samuel de Oliveira [8] por 6-1 6-2
Masc. duplas
Agustin Ledesma [1] Daniel Rodrigues d Ezequiel Casco [2] Yoshinobu Fujimoto por 7-6(4) 4-1 Ret.
Fem.
Maria Florencia Moreno [2] d Natalia Mayara [1] por 6-1 6-2
Fem. duplas
Meirycoll Duval [1] Natalia Mayara d Nicole Maria Dhers/Maria Florencia Moreno [2] por 6-1 6-4
Junior
Joao Lucas Takaki [1] d Maria Fernanda Alves por 6-3 4-6 7-6(5)