Depois de Roger Federer saber da vitória por WO e vaga direta nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris, na França, Rafael Nadal anunciou sua desistência do torneio e assim dará lugar a Novak Djokovic como novo número 1 na próxima segunda-feira.
Nadal esteve em Paris e havia afirmado no final de semana que estava melhorando pouco a pouco para jogar o torneio, mas sentiu problemas abdominais e foi recomendado a desistir. Ele dará lugar ao lucky-loser o tunisiano Malek Jaziri que encara o espanhol Fernando Verdasco.
"Estava treinando bem nos últimos dias, melhor do que o esperado, mas senti um desconforto abdominal e o médico me recomendou não jogar aqui", disse Nadal que não atua desde o US Open no começo de setembro.
Nadal defende 180 pontos e cairá para 7490 pontos. Djokovic está nas oitavas de final do evento e está 7535. O sérvio vai reassumir a ponta pela primeira vez desde novembro de 2016.
Ele se torna o líder com maior subida num mesmo ano desde Marat SAfin em 2000. Naquele ano o russo subiu do 38º para o topo, mas não terminou na frente, Gustavo Kuerten foi quem fechou na liderança.
Confira o vídeo com a fala de Nadal:
.@RafaelNadal explique son forfait pour le tournoi.
— ROLEX PARIS MASTERS (@RolexPMasters) October 31, 2018
Rafael Nadal explains his withdrawal from the tournament. #RolexParisMasters pic.twitter.com/Z6kEvR2ZP5