A organização do torneio de Wimbledon, o mais tradicional do tênis, anunciou nesta sexta-feira que a partir de 2018 vai introduzir o tie-break com o empate de 12/12 em games. A medida vem após seguidos jogos longos na última edição.
A semifinal deste ano teve mais de três horas de duração somente no quinto set e o terceiro jogo mais longo da história finalizando com 26/24 e nas quartas Anderson batendo Federer com um longo quinto set.
O All England Lawn Tennis Club que sedia o evento, anunciou que "o tempo chegou" e o método do tie-break veio como um "ponto de resolução" no set decisivo. Wimbledon tem também em 2011 o jogo mais longo da história com 70/68 para Isner contra o francês Nicolas Mahut.
"Enquanto conhecemos as instâncias de partidas que se estendem são raras sentimos que o tie-break no 12 a 12 dá um balanço equivalente dando a oportunidade ampla aos jogadores em completar o jogo em games com vantagem e nquanto que dpa a certeza que o jogo terá uma conclusão em um tempo aceitável", disse Phillip Brook, presidente da AELTC.
A medida valerá para todos os jogos do masculino, feminino e qualifying além das duplas.