Embalado com título no ITF de Kassel, na Alemanha, Orlando Luz, o Orlandinho, 570º do ranking da ATP, chegou à semifinal do ITF de Porto, em Portugal, onde acabou derrotado pelo húngaro Mate Valkusz, 412º, mas ergueu a taça na chave de duplas.
Orlandinho, sétimo favorito na chave da competição, encarou 1h47 contra Valkusz, de apenas 19 anos, e acabou derrotado por 7/6 (3) 6/2 tendo convertido dois aces contra um do húngaro, que venceu 88% dos pontos jogados com seu primeiro serviço perdendo apenas quatro pontos em todo o jogo neste fundamento, contra 71% de aproveitamento do brasileiro.
Na grande final do torneio do Porto, Valkusz encara o quinto favorito do torneio, o local Nuno Borges, 578º da ATP, que superou o brasileiro Wilson Leite, 716º da ATP, após 1h11 de partida com placar em 6/1 6/3.
Apesar da derrota em simples, Orlandinho voltou à quadra no Porto ao lado de Felipe Meligeni Alves formando a dupla cabeça de chave dois do torneio, que na grande final superou os cabeças de chave um na dupla formada pelo local Federico Gil e o austríaco David Plicher. Após 1h36, os brasileiros celebraram título nas duplas com placar de 7/5 3/6 10/6.