Nesta terça-feira foram sorteados os confrontos do Grupo Mundial II, a divisão que dá acesso ao Grupo Mundial, da Fed Cup - maior torneio entre nações do tênis feminino. O sorteio foi marcado pela histórica participação da Letônia.
A nação defendida por Anastasija Sevastova (foto) e Jelena Ostapenko fará sua estreia nesta divisão da competição e receberá a já tarimbada Eslováquia, cabeça de chave três, que deve chegar em território letão comandado pela ex-top 10 Dominika Cibulkova. Este será o primeiro duelo entre os dois países.
Quem vencer desse confronto encara o vencedor do duelo entre a Suíça de Belinda Bencic, que é a cabeça de chave um do grupo e receberá a Itália. As duas nações se enfrentaram apenas uma vez, na edição de 1977 e a vitória foi suíça.
Ainda no quadro do Grupo Mundial II, a equipe do Japão, cabeça de chave quatro, de Naomi Osaka, receberá a forte Espanha de Garbiñe Muguruza. Este será o terceiro confronto entre os dois países, os dois anteriores foram vencidos pelas espanholas, sendo o último em 2013.
A equipe que vencer deste duelo encara na semifinal do grupo a nação vencedora do duelo entre o Canadá, de Eugenie Bouchard, contra a Holanda, de Kiki Bertens, que é cabeça de chave dois e sediará o duelo.
Entre Holanda e Canadá o confronto é o mais equilibrado da chave, as duas nações se enfrentaram seis vezes pela competição e cada uma venceu três confrontos. O último aconteceu em 1987 e foi vencido em 3x0 pelas canadenses jogando em casa, Vancouver.