Thiago Monteiro (Angá/Elemidia/Joma/Babolat), número 146 do mundo e primeiro do Brasil, emplacou uma ótima exibição nesta terça-feira e garantiu vaga nas oitavas de final do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, competição no saibro com premiação de 1,6 milhão de euros.
O atleta Tennis Route, equipe do Rio de Janeiro, derrotou o francês Gilles Simon, atual 39º e ex-top 6 mundial, por 7/6 (7/2) 6/2 após 1h38min. Foi o segundo jogo entre os dois e a segunda vitória de Monteiro que havia levado a melhor em 2016 no saibro de Gstaad, na Suíça.
"Foi muito bom, temperatura alta, acima dos 30º C, me senti em casa como se estivesse no Rio de Janeiro, condições lentas. Primeiro set abri uma quebra, depois joguei mal um game, fui quebrado, momentos conturbados, mas tive atitude positiva, mental forte para ir bem e ser sólido no segundo set. Consegui fazer o Simon ficar desconfortável no jogo, ele não conseguiu achar bem a paralela que é característica dele. Foi um dia muito bom", vibrou Monteiro que entrou como lucky-loser no lugar do italiano Andreas Seppi após derrota na final do quali.
Seu rival em busca de vaga nas quartas de final será o espanhol Fernando Verdasco, 33º e oitavo favorito já nesta quarta-feira às 6h, horário de Brasília no primeiro jogo da quadra central: "Todos conhecem ele, muito sólido, joga bem na maioria dos pisos, muito experiente. O foco é no que vou fazer, estar sólido no saque, devolução, entrar bem nos pontos, estar bem mentalmente nesse torneio que está com ótimas condições para meu jogo para buscar essa vitória".
Fundada em dezembro de 2008, a Tennis Route é formada pela Academia Tennis Route e pelo Instituto Tennis Route. A Academia tem a coordenação técnica dos sócios Carlos Eduardo "Duda" Matos, João Zwetsch e oferece treinamento para todas as idades. A equipe de alto rendimento conta atualmente com cerca de 20 atletas entre eles Fabiano de Paula,Thiago Monteiro, Thiago Wild e Marcelo Demoliner.
A Tennis Route tem os patrocínios da CMartins | Advogados Associados, Bichara Advogados, Integrativo, Pró-Tênis Barra, Alfa Cem, Prognum e Solinco.
O Instituto Tennis Route, entidade sem fins lucrativos, tem como missão transformar a vida de jovens tenistas através do esporte e educação oferecendo oportunidades para criar rotas rumo ao tênis profissional ou universitário e com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro dá o suporte para a Escola Fabiano de Paula, na Rocinha, projeto social com três anos de existência que atender meninos e meninas na comunidade.