Os dois principais favoritos do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, são o italiano Fabio Fognini, 15º do ranking da ATP, e o espanhol Roberto Bautista Agut, 17º. Fognini é o atual campeão, que convidou o campeão em 2010, Nicolas Almagro.
Fognini estreia de bye na primeira rodada e encara nas oitavas de final um tenista saído do duelo entre dois tenistas vindos do qualificatório.
Numa possível quartas de final, Fognini pode ter pela frente o português João Sousa, cabeça de chave seis, que estreia contra um tenista vindo do quali. O tenista luso pode ter pela frente o campeão da edição 2010 em Gstaad, o espanhol Nicolas Almagro, que entrou na chave através de um convite e estreia contra outro convidado, o local Marc-Andrea Huesler.
Numa possível semi, Fognini pode ter pela frente o russo Andrey Rublev, quarto favorito, que estreia de bye e encara o vencedor do duelo entre o italiano Matteo Berretini e o moldávio Radu Abolt.
Do lado de baixo da chave, Baustista estreia de bye e encara na segunda rodada o vencedor do duelo entre seu compatriota Jaume Munar e um tenista vindo do quali. Mas quartas, Bautista oide encarar o sétimo favorito,seu compatriota Guillermo Garcia López, que estreia contra o espanhol Roberto Carballes Baena.
Numa possível semifinal, o adversário será o terceiro favorito o croata Borna Coric, que estreia de bye e pega o vencedor do duelo entre o uzbeque Denis Istomin e o sérvio Laslo Djere.