Protagonista de duas finais no US Open — 2012 e 2013 — a bielorrussa Victoria Azarenka não garantiu sua entrada direta para a edição 2018 do Grand Slam americano, e último da temporada, em razão de uma queda no ranking.
Azarenka estava dentro do grupo das 100 melhores tenistas desde abril deste ano, após ter atingido a semifinal no WTA Premier de Miami. No entanto, a falha em defender a quarta rodada obtida em Wimbledon em 2017 — a tenista foi eliminada na segunda rodada neste ano — jogou a bielorrussa para fora do top 100.
No ranking do dia 16 de julho, Azarenka apareceu na 108ª colocação, sete abaixo do fechamento da chave principal do US Open. A tenista também não pode mais solicitar o ranking protegido, já que seu retorno ao circuito foi realizado há mais de 1 ano.
A ex-número 1 voltou a competir em junho de 2017, no WTA de Mallorca e, em seguida, disputou o torneio de Wimbledon. Ela só voltaria a disputar um torneio profissional em 2018, em razão de uma disputa judicial pela guarda de seu filho, Leo, que a impediu de deixar a Califórnia.
Dentre suas opções para disputar o torneio americano, Azarenka dispõe de disputar o qualificatório, aguardar desistências que possam coloca-la na chave principal ou solicitar um convite à organização do torneio.