X

Circuito Tênis para Todos completa cinco anos com mais de 30 mil crianças atendi

Terça, 17 de julho 2018 às 12:29:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Circuito Tênis para Todos, projeto realizado pelo Cades (Instituto Cidadania Através do Esporte) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú Unibanco, completou seu quinto ano de atividade.



Criado para fomentar e desmistificar o tênis em diversas regiões do Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar o número de interessados  e  praticantes da modalidade e  também qualificar  os  profissionais envolvidos para o desenvolvimento e divulgação da modalidade, o Circuito Tênis para Todos, desde 2003, promove vivências de Pré-Tênis, para crianças de 6 a 14 anos da rede pública de ensino e formação inicial para profissionais e interessados no tema para as  escolas e Secretarias de Educação e Esporte  envolvidas.

Durante as cinco edições do Circuito Tênis para Todos atendeu 30.210 crianças, em 47 etapas realizadas em 106 escolas públicas de 45 cidades do Estado de São Paulo. Também foram capacitados 1.032 professores e realizados 34 festivais de tênis em espaços públicos para a comunidade de algumas cidades que passou. O material pedagógico doado aos municípios totalizam: 1.328 raquetes de tênis, 5.601 bolas e 124 redes.

"Completamos  cinco anos da implementação e passagem do Circuito Tênis para Todos pelas cidades do Estado de São  Paulo. Nossa missão  é  levar a experiência  de uma modalidade esportiva "diferente" àqueles que não tem acesso ou possibilidade,  assim como monitorar e acompanhar o desenvolvimento das competências físicas,  cognitivas e sociais que essa nova ferramenta pedagógica tem possibilitado”, destaca Silvia M. Vidal, presidente do Cades.

“Temos observado nestas experiências, que a passagem do Circuito Tênis para Todos tem quebrado paradigmas elitistas, conquistando crianças e transformado padrões,  uma vez que elas tem a possibilidade de vivenciar um esporte que não conheciam; sobretudo temos observado que esta atividade esportiva tem produzido interesse nos professores enquanto metodologia para o desenvolvimento global dos alunos”, acrescentou Silvia.

A presidente ainda ressalta: “Sabemos que o lúdico é a chave educativa mais forte, nosso diferencial, aliando com abordagens transversais, como oficinas em parceria com as professores em aulas de arte, nas quais são confeccionadas as raquetes e outros materiais pedagógicos sustentáveis. Podemos inferir que o Circuito Tenis para Todos tem cumprido sua missão esportiva educacional, social e especialmente de dar acesso e desmistificar o conceito elitista  desta modalidade para estas comunidades.

A última etapa da quinta edição do Circuito Tênis para Todos foi concluída em junho passado, na cidade de Lorena. Outras seis etapas também foram realizadas: Mauá, Franca, Mairiporã, Vale do Ribeira (Eldorado, Iporanga e Apiaí), Botucatu e Caieiras.

teninews.com.br
br.jooble.org