Aos 38 anos, a ex-número 1 do mundo e atual nona do ranking da WTA e , a norte-americana Venus Williams, acabou derrotada pela holandesa Kiki Bertens, 20ª, na terceira rodada de Wimbledon. Venus era a atual vice-campeã do Slam londrino.
Bertens precisou de 2h40 para fechar o placar em 6/2 6/7 (5) 8/6 tendo convertido quatro aces contra dois da norte-americana, que venceu 66% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento da holandesa.
A partida começou com Bertens firme na devolução, abriu 3/0 no placar com quebras no primeiro e terceiro games, viu a norte-americana devolver uma das quebras no quarto game, voltou a quebrar Venus, abriu 5/1 e administrou.
No segundo set, Bertens briu 3/1 com quebra no terceiro game, tomou a devolução no oitavo game, trocou quebras com a norte-americana no décimo e décimo primeiro game, encaminhou o set para o tiebreak. Ali, a norte-americana foi mais firme com seu saque e forçou o terceiro e decisivo set.
Na definição da partida, Venus abriu com quebra, fez 2/0 no placar, mas não sustentou a vantagem, viu Bertens devolver a quebra no quarto game e o jogo seguiu com as duas firmes no saque até que no décimo quarto game, a holandesa conquistou a quebra, fechando a partida.
Nas oitavas de final do torneio, Bertens a tcheca Karolina Pliskova, que superou de virada a romena Mihaela Burzanescupelo placar de 3/6 7/6 (1) 6/1.