Este dia 6 de julho é especial, marca os 10 anos do aniversário do que é cosniderado se não o maior, um dos maiores jogos de todos os tempos de tênis, a vitória de Rafael Nadal sobre Roger Federer na final de Wimbledon em 2008.
Na ocasião Federer entrava com certo favoritismo para ganhar Wimbledon pela sexta vez e bater o recorde de conquistas segbuidas e Nadal chegava pela terceira vez seguida na decisão buscando título inédito após duas derrotas nas finais de 2006 e 2007 para o suíço.
O espanhol vinha confiante pelo título do ATP de Queen´s, em Londres. O jogo foi atrasado em 35 minutos por conta da chuva e Nadal e saiu na frente vencendo Federer com 6/4 6/4 e caminhava para o simbólico triunfo, a chuva deu o ar da graça novamente quando Federer liderava o terceiro por 5/4. Sacando muito bem e se safando de situações complicadas com o serviço, Roger se recuperou vencendo os dois sets seguintes em dois tie-breaks em um tênis de muita qualidade e salvando dois match-points no tie-break do quarto set. Uma nova chuva deixou os jogadores mais meia-hora no vestiário. A noite ia caindo e Federer chegou a ficar a dois pontos da vitória por duas vezes. Nadal conseguiu a quebra no 15º game para finalizar a épica vitória após 4h48min de batalha.
Federer bateu 89 winners contra 60 do espanhol, o suíço errou 52 vezes contra 27 do espanhol.