A praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, vai receber, nos finais de semana de 13 até 15 e depois de 27 até 29 de julho, a segunda etapa do Rio Beach Tennis Tour, circuito com três etapas em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, que classifica as melhores duplas masculinas e femininas para representar o estado do Rio de Janeiro na Copa das Federações de Beach Tennis que será realizada durante a Semana Guga Kuerten, entre 12 e 14 de outubro, em Jurerê Internacional no Jurerê Sports Center.
Os dois melhores ranqueados dos Profissionais, Amadores nas categorias A, B e C além dos jovens talentos da categoria Sub 14 e veteranos 40+ terão direito a representar o Rio de Janeiro com passagem aérea e hospedagem pagas para Florianópolis. Cada uma das etapas tem ainda R$ 5 mil em premiação para os Profissionais.
E para a segunda etapa a disputa promete ser ainda mais emocionante do que a primeira. O profissional, que acontece entre os dias 13 e 15 de julho, estará servido com as seis melhores do país no feminino e os cinco melhores no masculino, todos os onze entre os 50 melhores do mundo.
As campeãs no feminino na primeira etapa, Samantha Barijan, ex-número 1 do mundo e atual 15ª, e Flavia Muniz, 31ª, buscam defender a conquista e terão a concorrência de Joana Cortez, ex-número 1 do mundo e atual sétima do ranking mundial, e a paranaense Marcela Vita, 12ª mundial. A carioca Lorena Melo terá o forte reforço da número 1 do país e 5ª do mundo, Rafaella Miiller, de Balneário Camboriú (SC), campeã mundial em 2016 em Cervia, na Itália, quando jogava com Cortez. Cortez e Melo dividem a terceira posição. A carioca Nathália Font atua ao lado da gaúcha Sofia Kelbert, outra forte dupla.
Entre os homens, Ralff Abreu, de Niterói (RJ), e o carioca Diogo Carneiro, atuais campeões, buscam nova conquista para ratificar a liderança, mas terão a concorrência do atual número 1 do país no ranking mundial e 13º do mundo, Vinicius Font, e terão ainda que enfrentar os santistas Marcus Ferreira e Thales Santos, respectivos 20º e 21º do mundo. Os atletas de fora do Rio de Janeiro irão representar os respectivos estados na Copa das Federações.
"Temos uma disputa emocionante em três etapas e ainda mais nessa segunda com presença não só dos melhores do Rio de Janeiro, mas os onze melhores do Brasil. O torneio mesmo que estadual hoje em dia concentra o maior nível de disputa profissional do país e tenta resgatar a tradição do Beach Tennis nacional afinal, nasceu aqui nas praias de Ipanema o jeito brasileiro de jogar Beach Tennis", destacou Daniela Bergamo, idealizadora do projeto: "O mais empolgante é que também os amadores e nossos juvenis são valorizados e vão com despesas pagas para Florianópolis para representar o Rio e se na primeira etapa já tivemos ótima adesão, teremos ainda mais nesta segunda", seguiu Esther Sanches, também idealizadora do Rio Beach Tennis Tour.
Além dos Profissionais no primeiro final de semana, os Amadores entrarão em ação nas categorias mistas e virão com tudo para a Dupla Masculina e Feminina no final de semana entre 27 e 29 de julho.
As inscrições podem ser realizadas através do site https://www.riobeachtennis.com.br/ e podem ser feitas até o dia 9.
Programação do 1º final de semana do evento 13-15 Julho:
13/07
Categorias Dupla Mista PRO e A
13h - Mista PRO e Mista A
14h - Treino Seleção Brasileira
14h - Mista PRO e Mista A Quartas
15h - Mista PRO e Mista A Semi
16h - Mista PRO e A - Final
14/07
Categorias: PRO Masculino e Feminino, Dupla Mista B e C
8h - PRO FEM e MASC
9h - Mista B e C
10h - PRO FEM e MASC Quartas
10h30 - Mista B e C Quartas
12h - PRO FEM e MASC Semi Final
14h - Mista B e C - Final
14h - Treino Seleção Brasileira
15/07
Categorias: PRO MASCULINO E FEMININO
8h - Final PRO Masculino
10h - Final PRO Feminino
12h - FINAL DA COPA DO MUNDO FUTEBOL
* em virtude dos jogos da Copa as programações no sábado e domingo podem ser alteradas
O Rio Beach Tennis Tour tem a realização da agência Have Fun.