Mesmo deslocada para a quadra 18 do complexo de Roland Garros, distante das quadras principais, a número 1 do mundo Simona Halep teve uma partida com dois momentos diferentes e superou a alemã Andrea Petkovic, 107ª, da WTA, e se garantiu nas 8ªs.
Halep precisou de 1h30 para superar a alemã em 7/5 6/0 tendo convertido um ace contra nenhum de petkovic, que cometeu, assim como a romena, quatro duplas-faltas na partida e cometeu 28 erros não-forçados contra 17 de Halep, que disparou 19 bolas vencedoras contra 17 da alemã.
A partida teve um primeiro set muito disputado entre as duas tenistas, que trocaram quebras no segundo e terceiro games e novamente entre o nono e décimo primeiro game, que deu a vantagem da romena sacar para o set, mesmo pressionada.
Quando perdia por 2/0 o segundo set, quebrada no primeiro game, Petkovic sofreu uma leve torção no joelho direito, que é operado, pediu atendimento, teve o local imobilizado para proteção da articulação, voltou ao jogo e pouco fez.
Nas oitavas, Halep encara a belga Elise Mertens, que venceu a australiana Daria Gavrilova em 6/3 6/1.
Mertens, que foi a surpresa do Australian Open este ano, enfrentou a romena este ano, há três semanas no WTA Premier de Madri e foi derrotada com direito a pneu.