A número 1 do mundo, a romena Simona Halep, terá uma estreia complicada na chave do WTA Premier de Roma, na Itália. Cabeça de chave dois, Caroline Wozniacki tem Venus na chave. A vice-campeã do US Open 2015, Roberta Vinci, inicia despedida do circuito.
Halep estreia de bye na chave da competição e encara a vencedora do duelo entre a japonesa Naomi Osaka, campeã em Indian Wells, e a ex-número 1 do mundo, a bielorrussa Victoria Azarenka. Na segunda rodada, a romena pode enfrentar a cabeça de chave 13 do torneio a norte-americana Madison Keys, que estreia contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova.
Nas quartas, Help pode enfrentar a cabeça de chave sete, a francesa Caroline Garcia, que estreia de bye e encara a vencedora do duelo entre a local Sara Errani e a húngara Timea Babos.
Na semifinal, Halep pode ter a cabeça de chave três, a espanhola Garbiñe Muguruza, que estreia de bye e encara a vencedora do duelo entre australiana Daria Gavrilova e a norte-americana CiCi Bellis.
Do outro lado da chave, a cabeça de chave dois, Caroline Wozniacki estreia contra a vencedora do duelo entre a veterana australiana Samantha Stosur e uma tenista vinda do quali. Na terceira rodada, Wozniacki pode ter pela frente a local Roberta Vinci, que é convidada da organização, estreia contra uma tenista vinda do quali.
Vinci está se despedindo do tênis profissional e tem em Roma seu último torneio do circuito. Se vencer na estreia, Vinci precisará passar pela vencedora do duelo entre a francesa Kristina Mladenovic e a letã Anastasjia Sevastova para chegar à Wozniacki.
A dinamarquesa, por sua vez, pode ter nas quartas a ex-número 1 do mundo Venus Williams, que estreia de bye contra a vencedora do duelo entre a russa Elena Vesnina e a alemã Laura Siegmund.
Na semifinal, Woznacki teria pela frente outra ex-número 1 do mundo, a tcheca Karolina Pliskova, que com bye na estreia aguarda pela vencedora da partida entre a holandesa Kiki Bertens e a grega Maria Sakkari.