A segunda-feira trouxe poucas mudanças entre as primeiras colocadas em novo ranking da WTA, nenhuma entre as 15 primeiras colocadas, mas Madri pode mexer bastante com a tabela, inclusive no topo com Simona Halep tentando se sustentar contra Caroline Wozniacki.
A romena descarta 1000 pontos pelo título. Com 8055 ela vê Wozniacki com 6790 e defendendo apenas 65 da segunda rodada. A dinamarquesa pode fechar a semana com 7735. Apenas o título de Halep a deixaria no topo. Wozniacki pode assumir o topo se fizer semifinal e tiver campanha pelo menos duas rodadas acima, ou seja, que Halep caía até as oitavas. Com final ela precisa que Halep caía até as quartas. Se for a campeã ela atinge o topo com uma semi ou vice-campeonato da romena.
A brasileira Beatriz Haddad Maia perdeu pontos das quartas em Praga. Eliminada na estreia ela perdeu seis posições e é a 69ª colocada. Gabriela Cé é a 446ª, Nathaluy Kurata a 464ª, Laura Pigossi a 486ª e Thaísa Pedretti a 511ª. Teliana Pereira segue caindo e perdeu mais 23 pontos ao 551º lugar.