Recuperando seu melhor ritmo aos pontos, o sérvio Novak Djokovic, atual número 13 do mundo, precisou de 10 match-points para garantir nesta quarta-feira sua vaga nas oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo ao derrotar Borna Coric, número 39.
A vitória do sérvio se deu em 2h15 de partida, com parciais de 7/6(2) 7/5 e foi sua segunda vitória sobre Borna Coric, tendo a primeira sido há dois anos, no Masters 1000 de Madri.
Seu próximo desafio será diante do austríaco Dominic Thiem, que garantiu sua vaga nas oitavas nesta terça ao vencer o russo Andrey Rublev por 5/7 7/5 7/5. O sérvio lidera o confronto direto com 5 vitórias em 6 jogos, mas foi o austríaco quem levou a melhor no último embate, nas quartas de final de Roland Garros no ano passado.
Com quatro finais em Monte Carlo, Djokovic segue na busca de seu terceiro título no saibro monegasco, tendo sido campeão do torneio em 2013, derrotando Rafael Nadal na final, e em 2015, diante do tcheco Tomas Berdych.
Coric começou a partida atrás, tendo sido quebrado no quarto game da partida com um erro de smash. Djokovic chegou a abrir 4/1 de vantagem no placar, mas o croata buscou o jogo, devolveu a quebra de saque e conseguiu empatar em 4/4. A maior chance de Coric veio no 11º game, quando teve 15/40 no saque do sérvio para quebrar e sacar em seguida e cometeu uma série de erros que colocaram Djokovic de volta no controle. Com a definição no tie-break, o sérvio levou a melhor por 7-2.
No segundo set, Coric saiu quebrado, devolveu a quebra e foi quebrado novamente em seguida, em um momento de muitos altos e baixos dos dois atletas. Djokovic, então, administrou sua vantagem até ter 5/3 e obrigar o croata a salvar dois match-points em seu saque. Quando o sérvio sacava para fechar em 5/4, Coric voltou a crescer no jogo, estendeu o game por 12 minutos e salvou incríveis 7 match-points para quebrar o saque do sérvio. Em seguida, mais uma série de erros do croata entregaram uma nova quebra no colo do sérvio, que voltou a ter a chance de liquidar a partida. Apenas na 10ª oportunidade, Djokovic fechou o set em 7/5 e garantiu sua vaga nas oitavas de final.