Depois da grande vitória da dupla brasileiro Marcelo Melo e Marcelo Demoliner, Thiago Monteiro, 125º colocado, não conseguiu definir o confronto diante da Colômbia em Barranquilla, fora de casa, sobre o piso rápido e o duelo vai para a quinta partida.
Monteiro foi derrotado por Daniel Galán, 257º colocado, por um duplo 6/3 após 1h25min de duração deixando o confronto empatado em 2 a 2. O brasileiro vinha de vitória arrasadora contra Santiago Giraldo, 290º, nesta sexta por 6/1 6/2.
O Brasil novamente terá sua vida decidida na quinta partida igual ao que ocorreu em fevereiro contra a República Dominicana em Sto. Domingo. E novamente João Sorgi irá definir o duelo. Sorgi, preterido no primeiro dia para Guilherme Clezar que perdeu do mesmo Galán, enfrentará Alejandro Gonzalez que vai substituir Giraldo. Gonzalez, 305º, já foi 70 do mundo mas não frequenta o top 300 desde março do ano passado. Sorgi é o atual 359º e o derrotou no único jogo entre eles em 2017 em Prostejov, torneio challenger na Rep. Tcheca.
O jogo
Monteiro não conseguiu impôr suas bolas diante das defesas e bons ataques do colombiano que com uma quebra fez 6/3 na primeira parcial. Galán quebrou logo no começo do set seguinte, mas o cearense virou para 2/1. Só que Galán fez ótimo game para quebrar, abrir 5/3 e fechar por um novo 6/3. O brasileiro sentiu dores no abdômen e pediu atendimento no meio da segunda etapa.