Com surpreendente facilidade, o brasileiro Thiago Monteiro, atleta da Tennis Route, marcou, nesta sexta-feira, o primeiro ponto do Brasil contra a Colômbia no piso duro de Barranquilla, fora de casa, em duelo da Copa Davis valendo vaga no playoff para o Grupo Mundial.
O número 125 do mundo derrotou o ex-top 30 e atual 290º colocado, Santiago Giraldo, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 6/1 após apenas uma hora exata de duração.
Monteiro conseguiu sua quarta vitória em oito jogos na competição neste que é seu quinto confronto pelo país. É também sua segunda vitória em três jogos contra Giraldo que ficou meses fora das quadras para um período sabático e retornou há poucas semanas.
Com o triunfo o Brasil abre 1 a 0 e Guilherme Clezar, 234º, pode dar a vantagem nesta sexta caso bata o número 1 local, Daniel Galán, 257º.
Giraldo se mostrou sem ritmo algum de jogo errando muito, lento de pernas e sucumbiu ao domínio do brasileiro que impriu forte rimo com bolas pesadas e fundas. Em 26 minutos foram duas quebras e 6/1 em set onde teve uma chance de dar pneu, mas cometeu erro e teve que salvar break-point antes de fechar com erro do rival.
Na segunda etapa Giraldo melhorou um pouco no backhand, fez 2/1 e apertou o game do brasileiro, mas Monteiro confirmou, conseguiu a quebra e os erros do rival voltaram a aparecer. A presa foi fácil, Monteiro quebrou de novo e liquidou por 6/2.