O brasileiro Thiago Monteiro, número 118 do mundo e atleta Tennis Route, lutou, levou ao terceiro set, mas foi eliminado, na noite deste sábado na semifinal do ATP 250 de Quito, no Equador, evento com premiação de US$ 501 mil.
Monteiro foi superado pelo segundo favorito e 21º colocado, o espanhol Albert Ramos, por 6/4 6/7 (7/4) 6/4 após 2h42min de batalha.
Foi a primeira semi de ATP de Thiago que derrotou dois favoritos na chave, o argentino Horacio Zeballos, 5º pré-classificado e 66º, e Gael Monfils, terceiro cabeça e 43º. Ele marcará 90 pontos e voltará ao top 100 e o número 1 do Brasil na segunda-feira.
Ele ganhou um special-exempt e disputa a chave do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, na semana que vem estreando contra o espanhol Fernando Verdasco.
O jogo
O jogo começou igual com os dois confirmando. Monteir perdeu um 15/40 no quinto game, suas únicas oportunidades. No décimo game porém foi pressionado e acabou perdendo o set com winner de Albert.
Na segunda etapa o brasileiro salvou breaks logo no começo e foi sustentando o saque até ir bem no tie-break, jogando firme, abriu 5 a 3 e definiu com forehand marcando 7/6 (7/4).
No set final foi quebrado com erros no primeiro game, abriu 0/30 no seguinte, mas não conseguiu ter oportunidades. Teve outro 0/30 no oitavo game após pedir atendimento com dores no ombro. Ramos concluiu sem sustos no serviço.