Foi suado, sofrido. Mesmo jogando abaixo de suas capacidades, Thiago Monteiro, 117º colocado, deu o ponto de empate ao Brasil contra a República Dominicana no fim da noite desta sexta-feira pela primeira rodada do Zonal Americano da Copa Davis em Sto. Domingo.
Monteiro, número 1 do país no confronto virou sobre o rival Roberto Cid, 468º colocado, com parciais de 6/7 (8/6) 7/5 6/2 após 2h18min de duração no rápido piso da capital dominicana.
Este é o quarto duelo de Monteiro na Davis. Ele soma sua terceira vitória contra três derrotas.
Com a derrotada apertada de João Sorgi no primeiro jogo contra Jose Hernandez, 284º, o confronto termina o dia igualado em 1 a 1. O sábado será de definições pela nova regra aos zonais. Teremos a dupla a partir das 17h com Marcelo Melo e o estreante Marcelo Demoliner encarando Jose Olivares e Nick Hardt e logo a seguir Monteiro volta para pegar Hernandez e Sorgi fecha contra Cid. O capitão pode ainda escolher Thiago Wild para o último dia do confronto.
O jogo
Monteiro abriu 5/2 com certa tranquilidade, mas começou a errar bastante diante de um adversário que só fazia passar a bola sem peso, mais alta. Monteiro se complicou, sofreu o empate, teve que jogar o tie-break, recuperou um 2 a 5 abaixo, mas viu Cid ir pro ataque e vencer com bom saque e forehand por 7/6 (8/6).
No segundo set o brasileiro tornou a abrir quebra com 5/3, teve set-point, mas tomou bom contra-ataque, foi quebrado com erros, mas quebrou em seguida com boa passada no pé do rival e não desperdiçou fechando por 7/5. No terceiro set mais solto e sólido abriu duas quebras e cortou os erros para vencer por 6/2.