O britânico Kyle Edmund, 49º do ranking, surpreendeu o búlgaro Grigor Dimitrov, terceiro, e é o primeiro garantido na semifinal do Australian Open. Edmund é o sexto britânico a alcançar a semi de um Grand Slam na era Open.
O britânico precisou de 2h52 para superar o búlgaro pelo placar de 6/4 3/6 6/3 6/4 tendo convertido 13 aces contra sete do búlgaro, que cometeu 28 erros não-forçados contra 44 de Edmund, que disparou 46 bolas vencedoras contra 32 de Dimitrov, que teve aproveitamento de 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% de aproveitamento do britânico.
Edmund entrou em quadra com retrospecto negativo de 2/0 contra o búlgaro, mas com a confiança de que no duelo anterior pela chave do ATP de Brisbane, há duas semanas, conseguiu fazer frente ao búlgaro e se não fosse uma torção no pé, poderia ter vencido.
Assim, abriu quebrando o saque de Dimitrov e determinando o ritmo. Mesmo tentando a reação, o búlgaro parou na agressividade do britânico, que no segundo set, cometeu erros no segundo game, foi quebrado e viu o rival administrar. A partida equilibrou ainda mais no terceiro set e em detalhes no oitavo game, Edmund levou a melhor, conquistou a quebra e sacou firme para abrir vantagem.
No set decisivo, ainda mais equilíbrio, com troca de quebras no quinto e sexto game, mas o britânico levou a melhor no nono game, conquistando quebra em erro do rival e fechou o jogo.
Aos 23 anos o britânico é o sexto tenista de seu país a alcançar semifinal de torneios do Grand Slam na Era Open. Além dele, Andy Murray com 21 semifinais, Tim Henman com seis, Roger Taylor com três, Greg Rusedski e John Lloyd com uma semi cada.
Em busca de vaga na final, Edmund aguarda pelo vencedor do confronto entre o espanhol Rafael Nadal e o croata Marin Cilic.
Edmund abriu a campanha no Australian Open diante do 11º cabeça de chave, o sul-africano Kevin Anderson, encarou até o momento 14h48 de jogos.