Principais favoritos na chave de duplas do Australian Open, a parceria do mineiro Marcelo Melo e Lukasz Kubot, caiu nas quartas de final diante da dupla formada pelo alemão Jan-Lennard Struff e o japonês Ben Mclachlan, que agora aguardam por definição de rivais.
A parceria do brasileiro, que teve grandes dificuldades para avançar às quartas de final e precisou vencer de virada na rodada anterior, tentou repetir o feito e lutou por 2h55 mas acabou derrotada pelo placar de 4/6 6/7(4) 7/6 (5) tendo convertido sets acs contra sete do alemão e do japonês, que disparou 41 bolas vencedoras contra 36 da dupla de Melo/Kubot.
Principais favoritos, Melo e Kubot abriram a partida sendo quebrados de zero. A performance ruim no primeiro game rendeu uma performance abaixo do esperando no games iniciais para a parceria do brasileiro, que pressionou muito no sexto game e devolveu a quebra no quarto game, mas a reação parou por aí, quando no game seguinte tiveram o saque quebrado e viram os rivais administrarem a vantagem.
No set seguinte a partida foi equilibrada, com as duas duplas confirmando seus games sem serem ameaçadas. O único breakpoint da disputa foi a favor de Melo/Kubot no décimo game, mas Mclachlan/Struff salvou com belo forehand na paralela e com setpoint perdido, a dupla do mineiro foi para o tiebreak, onde venceu após sucessão de erros das duplas.
Na terceira etapa, o equilíbrio seguiu. Melo/Kubo salvou chance de quebra no quarto game e viu os rivais salvarem dois breakpoints no nono game. Sem quebra, a disputa foi para o tiebreak, onde Mclachlan/Struff foi mais sólida.
Garantida na semifinal, a dupla algoz dos números 1 do mundo aguarda por definição de rival que sai do confronto da dupla do neozelandês Marcus Venus e britânico Dominic Inglot, contra dupla cabeça de chave sete formada pelo o austríaco Olivier Marach e o croata Mate Pavic.