A dupla principal favorita ao título do Australian Open, formada pelo mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, precisou virar diante dos cabeça de chave 16, o indiano Divij Sharan e o norte-americano Rajeev Ram, e vai às 4ªs do Australian Open.
Melo/Kubot precisou de 2h13 para fechar o placar em 3/6 7/6 (4) 6/4 tendo convertido três aces contra três dos rivais, que venceram 69% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 80% da dupla do brasileiro, que disparou 36 bolas vencedoras contra 34 de Ram/Sharan.
A partida teve um bom inicio das duas duplas confirmando games de zero. A primeira complicação esteve para Melo/Kubot, que precisou de quatro igualdades para confirmar saque no quarto game, embalaram e conquistaram a quebra na sequência. Ram/Sharan não se renderam, arriscaram e devolveram a quebra no sexto game. Dali em diante a dupla venceu quatro games com nova quebra no oitavo game e saiu em vantagem.
O segundo set foi extremamente equilibrado. Melo/Kubot precisaram salvar três breakpoints no quinto game e sem ameaças, as duplas foram para o tiebreak, onde com duas mini-quebras, as únicas da disputa, a parceria do brasileiro firmava sua reação.
O set decisivo foi marcado por equilíbrio, Ram/Sharan salvaram breakpoint no terceiro game, mas acabaram quebrados no sétimo game e sem ameaçar a dupla cabela de chave um, acabou eliminada.
Nas quartas de final, Melo/Kubot encara a dupla do alemão Jan-Lennard Struff e o japonês Ben Mclachlan, que derrotou os epsanhóis Pablo Carreño Busta e Guillermo Garcia López por 6/4 7/6 ($).