Em uma batalha emocionante e decidida nos detalhes, o búlgaro Grigor Dimitrov frustrou a torcida local, levou a melhor sobre o australiano Nick Kyrgios e garantiu neste domingo sua vaga nas quartas de final do Australian Open.
O número 3 do mundo, atual campeão do ATP Finals e semifinalista em Melbourne ano passado, precisou de 3h27min para derrotar o 17º colocado no ranking por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (7/3) 7/6 (7/4) 4/6 7/6 (7/4).
Nas quartas de final, Dimitrov terá pela frente o britânico Kyle Edmund (49º), que mais cedo derrotou o italiano Andreas Seppi (76º) também em quatro sets. O búlgaro venceu os dois jogos entre eles até hoje, o último deles na primeira semana do ano, em Brisbane, em três sets.
Como era de se esperar, o jogo todo foi uma batalha muito equilibrada entre dois grandes sacadores e acabou decidida nos detalhes. No primeiro set não houve quebras para nenhum dos lados e Dimitrov pulou na frente no tie-break com mini-break e depois viu Kyrgios dar dupla-falta para entregar o set, 7/6 (7/3).
Na segunda etapa, a primeira quebra do jogo veio a favor do búlgaro no sétimo game, ele abriu 4/3, sacou para o set com 5/4, mas Kyrgios devolveu no momento decisivo levando para mais um tie-break, onde novamente Dimitrov foi superior e fechou com winner de devolução vibrando muito, 7/6 (7/4).
No terceiro set, uma quebra decisiva no quinto game deu a vantagem a Kyrgios, que disparou três aces seguidos no décimo game para fechar por 6/4.
Na quarta etapa, Dimitrov quebrou no oitavo game abrindo 5/3, mas Kyrgios não se deu por vencido, devolveu a quebra e levou ao tie-break. Mas, pela terceira vez no jogo, Dimitrov levou a melhor no momento decisivo e fechou a partida com uma passada espetacular na cruzada, vibrando muito.
Foram ao todo 16 aces de Dimitrov na partida contra 36 de Kyrgios. O búlgaro fez apenas um ponto a mais que o australiano na partida, 157 a 156.
Confira a vibração de Dimitrov:
"Believe."@NickKyrgios' parting words to victor @GrigorDimitrov.
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 21, 2018
What a performance from both players. #AusOpen pic.twitter.com/qWcF0Yhn70