Um dos maiores nomes da nova geração, Alexander Zverev, de 20 anos, quarto do mundo, novamente falhou em um Grand Slam e perdeu na terceira rodada para o sul-coreano Hyeon Chung em cinco sets. Apóo o jogo, Roger Federer lhe consolou e contou para a imprensa o que disse.
"Uma partida como hoje, eu digo, ele ainda é muito jovem, aindaestá vindo, procurando sua grande campanha em um Grand Slam. Às vezes é importante dar um passo atrás e ver as coisas boas que se fez e dar um tempo, colocar uma expectativa um pouco menor. Primeiro tentar quartas ou semis e não ir pro Australian Open dizendo que precisa ganhar. Para um jogador nunca é fácil se você nunca esteve lá, eu lembro que tive dificuldades de passar das quartas, só consegui em 2003, tinha 22 anos, eu ou fazia quartas ou perdia na estreia", disse Federer.
"Foi isso que eu disse ao Sascha. Disse paciência, não se coloque pressão desnecessária, aprenda com esses erros. É preciso acreditar no processo, você tem uma boa pré-temporada, trabalha duro, faz as coisas certas, é preciso ficar calmo e não se colocar num buraco se não vai bem em um Slam. Dei um tapa no ombro dele e falei que não foi tão ruim, poderia ser pior. Supostamente doeu, ele parecia desolado".
Zverev afirmou em entrevista se colocar muita pressão e comentou: "A derrota de Nova York foi pior pois eu joguei mal o tempo inteiro, hoje joguei um quinto set bem ruim, mas tirando isso os quatro sets foi o melhor que pudemos, ele é 50 do mundo, mas foi um jogo de top 10 o tempo todo, o ranking às vezes mente, a maneira com que ele jogou não condiz com sua posição".