O austríaco Dominic Thiem, quinto da ATP, não teve muitas dificuldades diante do francês Adrian Mannarino, 27º, e se garantiu pela segunda vez na carreira nas 8ªs de final do Australian Open, tornando-se o segundo austríaco a alcançar o feito.
Thiem precisou de 2h10 para fechar o placar em 6/4 6/2 7/5 tendo convertido nove aces contra três do francês, que venceu 54% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento do austríaco, que disparou 42 bolas vencedoras contra 15 de Mannarino.
A partida começou com o francês em apuros, precisando salvar três breakpoints para confirmar saque. Os tenistas trocaram quebras em muitos erros e escolhas ruins entre o terceiro e quinto game. Thiem ficou com a quebra de vantagem, abriu 4/2 no placar e administrou.
Na segunda etapa, Mannarino começou quebrado, tentou reagir sem conseguir ameaçar Thiem, que trabalhou firme com backhand e voltou a quebrar o saque do rival no sétimo game e fechou com vantagem.
Thiem abriu o terceiro set com quebra, mas vacilou e em erros tomou a devolução no quarto game. A partida voltou a se equilibrar e os tenistas foram confirmando seus sustos, até que com backhand cruzado, austríaco conquistou nova quebra e sacou fechando bem a partida.
Igualando-se ao ex-número um do mundo Thomas Muster, Thiem é o segundo tenista do seu país a alcançar as oitavas de final mais de uma vez no Australian Open desde a criação da era aberta.
Na próxima rodada ele encara o norte-americano Tennys Sandgreen, 96º, que superou o alemão Maximilian Marterer, 94º, por 5/7 6/3 7/5 7/6 (5).