A romena número 1 do mundo, Simona Halep, encarou uma batalha que vai entrar para a história do Australian Open, ao precisar salvar três match-points e lutar por 3h47 contra a norte-americana Lauren Davis, 76ª da WTA, e se garantir nas 8ªs de final do Australian Open.
Foi um jogaço que dominou a Rod Laver Arena, na qual a romena levou a melhor de virada com o placar de 4/6 6/4 15/13 tendo convertido quatro aces contra nenhum de Davis, que cometeu sete duplas-faltas contra quatro da romena, que disparou 27 bolas vencedoras contra 57 da norte-americana.
O primeiro set, que durou 41 minutos, foi uma grande mostra do que viria ser toda a partida. Lutando muito desde os primeiros games, as tenistas se pressionaram, Halep salvou breakpoint no segundo game e conquistou quebra no quinto, mas vacilou e deixou a norte-americana devolver na sequência. A disputa seguiu com longos rallies e nos detalhes, após erro da romena, David conquistou a quebra no décimo game fechando a parcial.
A segunda etapa, também com mais de 40 minutos de duração, os games foram muito disputados e cheios de longos pontos. Halep conquistou a única quebra da parcial no terceiro game, salvou breakpoint no sexto e viu a rival salvar outros três no sétimo game, para se ver obrigada a administrar a vantagem.
O terceiro e decisivo set foi uma disputa com bastante oscilação. Halep conquistou a quebra no terceiro game, fez 3/1 no placar a exemplo do set anterior, mas bobeou e tomou a devolução no sexto. Com a norte-americana nervosa, Halep conquistou a quebra no nono game e sacou pela primeira vez para a partida, errática foi quebrada e trocou quebras sacando pela segunda vez para a partida no décimo segundo game. Sem grandes chances e com muita luta, Halep voltou a quebrar Davis no 13º game, mas sacando pela terceira vez para fechar o jogo voltou a ser quebrada. No 15º game, a romena não conseguiu definir, ficou na defensiva e perdeu quatro breakpoints. A disputa seguiu e Davis jogando com solidez teve três match-points, salvos pela romena que buscou ser agressiva no 22º game. Na sequência a norte-americana pediu atendimento, ela apresentava um problema na unha do dedo do pé direito. Uma nova quebra veio para Halep em belo forehand no 27º game e sacando pela quarta vez, Halep cometeu erros, mas fechou a partida.
Garantidas nas oitavas de final do Australian Open, Halep aguarda por definição de rival que sairá do confronto entre a australiana Ashleigh Barty e a japonesa Naomi Osaka,