Em um jogo arrastado pela terceira rodada da chave masculina do Australian Open, melhor para o búlgaro Grigor Dimitrov, terceiro do ranking da ATP, que se vingou do jovem russo Andrey Rublev, 32º, e seu algoz no US Open 2017, e se garantiu nas 8ªs do Australian Open.
Dimitrov encarou 3h07 de batalha contra o russo e fechou o placar em 6/3 4/6 6/4 6/4 tendo convertido 13 aces contra quatro de Rublev, que cometeu 13 duplas-faltas contra 15 do búlgaro, que bateu 45 bolas vencedoras contra 29 do russo.
A partida começou com Dimitrov errático no game e quebrado na abertura da partida. Sólido, Rublev abriu 2/0, mas acabou vacilando no quarto game e tomando a devolução de quebra. Com dificuldades no saque, os dois tenistas demoravam a dominar seus pontos e o primeiro set foi testemunha de erros como dupla-falta e duas bolas em erros não-forçados de Rublev, que voltou a ser quebrado no oitavo game.
Na segunda etapa, Dimitrov entrou com um pouco mais de confiança, se beneficiou a instabilidade do russo, conquistou a quebra no primeiro game, abriu 2/0 e foi administrando. Trabalhando com segundo serviço, o búlgaro arrastou se saque por sete minutos, disputou seis igualdades e acabou quebrado no oitavo game. Dali em diante, Rublev nao perdeu mais games, conquistando nova quebra no décimo game.
A terceira etapa marcou uma estabilidade dos tenistas, que trocaram quebras entre o sexto e sétimo game, quando Dimitrov encaixou uma boa sequência de saque, conquistou nova quebra no nono game e venceu quatro games consecutivos.
Um game com menos erros por parte de Dimitrov na disputa do quarto set marcou a quebra de saque para ele no sétimo game e ele administrou, apesar de estar sempre pressionado.
Terceiro favorito na chave do Australian Open, Dimitrov segue eprseguindo o sonho de seu primeiro título do Grand Slam e aguarda pelo vencedor do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o australiano Nick Kyrgios.