Roger Federer, número dois do mundo e atual campeão do Australian Open, comemorou o fato de ter feito rodada noturna na Rod Laver Arena e ter escapado do calorão de 40º C nesta quinta-feira.
Apesar disso ele enfrentou 34º C às 22h para bater o alemão Jan-Lenard Struff por 6/4 6/4 7/6 (7/4): "Sem dúvida estou feliz por ter jogado à noite, mas eu teria jogado à tarde também. Já fui a Dubai com 45º C e 38º parecia normal. O problema da temperatura é que seu corpo às vezes reage de maneira divertida porque é assim, é difícil ficar fora disso, esse sentimento de não estar bem, Estava vendo outros jogadores sofrendo, até o ponto que nada de mal aconteça, está tudo bem", disse o suíço que retrucou quando questionado se a organização fazia um bom trabalho ao forçar os jogadores a atuar nestas condições.
"Acho que sim (fazem um bom trabalho). Em um dia como hoje fazer o que ? Parar todos os jogos ? Os sortudos vão para as quadras maiores, podem jogar de teto fechado. E o resto adia pro dia seguinte ? É bom isso ? Não é legal. Tudo mundo irá finalizar 3 da manhã como num dia chuvoso em Nova York. Já tive situação assim e isso é melhor ? Não tenho certeza, honestamente. Ao mesmo tempo quando se vem para a Austrália com o calor você sabe que pode ser às vezes problemático, todo mundo encara os mesmos problemas. Eu não posso reclamar, a ATP faz um bom trabalho, há muitos fisios, muita comunicação com a organização, o mesmo com os Slams, nós coexistimos, é otimo, é por isso que existem muitos jogadores no circuito, é um circuito legal, divertido. Há coisas a se melhorar, mas não estou aqui para reclamar, estou muito feliz".
Ao ser perguntado sobre os favoritos para o torneio, Roger viu Novak Djokovic e Rafael Nadal em boa forma.
"Há muito tênis a ser jogado, eu diria que depois de duas rodadas você vê quem está bem e quem não está tanto. Com o Stan Wawrnka vimos que definitivamente não está no 100% ainda. Novak (Djokovic) parece bem pra mim, vindo do calor hoje, acho que foi um bom teste para ele, deve lher dar confiança. Zverev parece em boa forma assim como Rafa (Nadal). Os caras normais que pensávamos estar para vvencer o torneio estão por aí, claro que teremos alguns deles perdendo, então a chave deve ter algumas aberturas. Delpo está em boa forma. Deveremos ter um torneio interessante, estou feliz por ter avançado, sabia que o Struff seria duro hoje. "