A escolha de jogar o Australian Open sem preparação e com dores ainda no joelho parece ter pesado para Stan Wawrinka. O número oito do mundo não viu a cor da bola diante do americano Tennys Sandgren, 97º colocado, e foi eliminado na segunda rodada.
Wawrinka caiu com fáceis 6/2 6/1 6/4 após 1h28min de duração vencendo 59 pontos contra 90 do adversário que quebrou seu saque cinco vezes em treze chances. Stan teve apenas duas oportunidade e não converteu nenhuma.
Wawrinka operou o joelho no ano passado e não conseguiu jogar torneios e nem uma série de exibições do Tie-break Tens e na estreia contra o lituano Ricardas Berankis, onde venceu em quatro sets, havia reclamado de dores.
Com a derrota, Stan, que defendia a semifinal, perderá 675 pontos e deixará o top 10 ficando na melhor das hipóteses no 13º lugar.
Sandgren pega o surpreendente alemão Maximilian Marterer, 94º, que derrotou o espanhol Fernando Verdasco por 6/4 4/6 7/6 (7/5) 3/6 6/3. Os dois têm as melhores campanhas em Grand Slams na carreira.