O suíço Stan Wawrinka, oitavo do ranking da ATP, teve um bom retorno ao circuito profissional, após ficar seis meses afastado para operar o joelho e se recuperar e venceu o lituano Ricardas Berankis, 136º, na estreia do Australian Open.
Mesmo sem ritmo de jogo, Wawrinka encarou 2h50 de partida para superar o lituano em 6/3 6/4 2/6 7/6 (2) tendo disparado 15 aces contra 11 de Berankis, que disparou 59 bolas vencedoras contra 36 do suíço.
A partida contou com oscilação dos dois tenistas. Wawrinka abriu quebrado, viu o rival abrir 2/0, mas contou com erros no quarto game, devolveu a quebra, igualou placar e administrou conquistando novo breakpoint no oitavo game.
No segundo set a única quebra foi no quinto game e Wawrinka trabalhou bem com saque. Coisa que não conseguiu fazer no terceiro set, foi quebrado no sexto e oitavo games, sendo dominado pelo rival.
No quarto set, Wawrinka foi quebrado no segundo game, viu Beranks fazer 2/0 no placar, devolveu no quinto e a partida se equilibrou.
Na segunda rodada da competição Wawrinka encara o norte-americano Tannys Sandgreen, que superou o francês Jeremy Chardy por 6/4 7/6 (2) 6/2. Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Goffin vence alemão de virada
O belga David Goffin, sétimo do ranking da ATP, e que chegou à Melbourne apontado por Mats Wilander como um possível campeão, tomou um susto diante do alemão Matias Bachinger, 182º, e precisou virar partida de 2h32 pelo placar de 6/7 (2) 6/3 6/2 6/2.
Na próxima rodada, Goffin encara o experiente francês Julien Benneteau, 59º, qu superou o japonês Taro Daniel, 96º, por 6/7 (6) 7/6 (0) 6/4 6/1.
Belga e francês se enfrentaram duas vezes no circuito profissional com uma vitória para cada tenista.
Talento de Monfils e Fognini sobrevive à primeira rodada
Gael Monfils, 39º da ATP, que abriu o ano com título em Doha, no Qatar, teve uma estreia disputada em Melbourne contra o espanhol Jaume Munar, 187º, e após 2h02 fechou o placar em 6/3 7/6 (5) 6/4 e agora encara o sérvio Novak Djokovic.
A partida de Monfils chamou atenção do público no Australian Open, que lotou as arquibancadas para ver o francês malabarista das raquetes.
Outro talento intempestivo que chamou público em Melbourne foi o italiano Fabio Fognini, 25º, precisou de 2h04 para superar o canhoto argentino Horacio Zeballos por 6/4 6/4 7/5.
Na segunda rodada do torneio, Fognini encara o russo Evgeny Donskoy que aplicou um triplo 6/4 no alemão Florian Mayer.