O sueco ex-número 1 do mundo e atual comentarista e apresentador dos canais EuroSport, Mats Wilander, concedeu uma entrevista ao blog espanhol Punto de Break, e falou muito das expectativas para o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open.
Já na primeira pergunta, Wilander fala quem vê como favorito ao título em Melbourne: "Diria Federer. Ano passado ninguém esperava que ele ganhasse e chegou sem pressão. Nem em Wimbledon esteve pressionado. Quem nesse planeta pode freá-lo na defesa deste título?", questionou.
Ao ser retrucado, O sueco surpreende: "Acho que David Goffin é o primeiro tenista que devemos considerar. Alexander Zverev também, melhorou muito e tem personalidade. Há vários que podem aproveitar a oportunidade, pois vários não estarão aí, como [Andy] Murray e [Rafael] Nadal e [Novak] Djokovic não estarão 100%. Não acho que Zverev esteja preparado já para fazer um grande resultado e não se fala muito de Goffin por agora, mas ele pode vencer um torneio grande quando sobe seu nível é um dos que está passos à frente e é bom lembrar que ele venceu Federer em Londres [ATP Finals]. Jogar ao ar livre e em cinco sets lhe favorece, desta forma é bom tê-lo em conta para Melbourne".
Como a Zverev, Wilander não vê Grigor Dimitrov pronto para vencer um Grand Slam, ainda.
Ao ser questionado sobre como vê Federer jogando em tão alto nível aos 36 anos, Wilander analisou: "Eu diria que este é seu melhor tênis, se não for o mais efetivo. Joga pontis curtos, não bate mais que três forehands planos no mesmo ponto, saque e busca a rede quando tem 30-0 ou 40-15, tenta não dar ritmo a seu rival. Hoje é melhor jogador porque usa melhor a tática, e precisamente sua tática faz com que seu rival jogue pior. É algo que ele não fazia".
Para o ex-tenista, se seguir jogando assim, Federer pode ser perigoso principalmente em Grand Slam, até os 40 anos.