O austríaco Dominic Thiem, quinto do ranking da ATP, viu-se obrigado a desistir da semifinal do ATP 250 de Doha, no Qatar, antes mesmo de entrar em quadra contra o francês Gael Monfils, 46º, em virtude de uma forte febre. A
O treinador do austríaco, Guther Bresnik, disse ao site Tennisnet.com que o pupilo "está na cama com febre e, por isso, neste momento [jogar] tênis está fora de questão". O treinador ainda pontuou que o quadro febril de Thiem é tão forte que "viajar de avião seria muito perigoso", colocando assim em cheque a participação do tenista no torneio exibição de Kooyong, na Austrália.
Com a desistência de Thiem, o francês Gael Monfils etá na grande final onde aguarda pelo vencedor do duelo entre o russo Andrey Rublev e o argentino Guido Pella.
O francês vai buscar seu primeiro título em dois anos. O último título de Monfils foi conquistado no ATP de Washington, nos Estados Unidos, em 2016. Em julho de 2017, o francês foi vice-campeão na grama de Eastbourne, na Inglaterra.
Thiem oficializa desistência:
Utilizando sua página no Facebook, o tenista austríaco escreveu em alemão e inglês; "Tenho más notícias para vocês, em virtude da minha condição de saúde tive que cancelar treino da manhã de hoje. Estou na cama com febre e não há chance de que eu me recupere até a noite de hoje [horário da partida]. Claro que estou desapontado, mas mesmo assim tive um inicio de temporada sólido. Acgora estou focado em Melbourne e de estar em forma e preparado para o primeiro Grand Slam do ano!"