O italiano Fabio Fognini, 27º do ranking da ATP, salvou dois match-points e venceu de virada o norte-americano Jack Sock, 21º, se garantindo na semifinal do ATP 250 de Estocolmo, na Suécia, onde aguarda definição de rival entre Dimitrov e Mischa Zverev.
O italiano precisou de 2h54 para fechar o placar 6/7 (3) 7/6 (2) 7/5 tendo disparado oito aces contra dez do norte-americano, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento de Fognini.
A partida teve um inicio tranquilo para os dois tenistas, que confirmaram seus games de saques até que o italiano foi pressionado no quarto game e saiu em desvantagem de 4/1 no placar. O italiano buscou ser agressivo nas devoluções de saque e devolveu a quebra no nono game e equilibrou a disputa que foi para o tiebreak. Onde o norte-americano foi mais sólio.
Na segunda etapa, a partida foi equilibrada. Sock salvou breakpoint no quarto game, salvou dois breakpoints no quinto game e voltou a salvar dois breakpoints no oitavo game. Sem quebras, o set foi para o tiebreak novamente. Ali, Fognini abriu 3/0 com duas mini-quebras, viu o rival devolver, mas seguiu firme e forçou a terceira etapa.
Nela, o italiano saiu quebrando o rival, abriu 2/0 e passou a ser agressivo, mas vacilou e cometeu erros para ser quebrado no sexto game e a disputa seguiu igual. No décimo game, Fognini salvou dois match-points e motivado conquistou a quebra no game seguinte e fechou a partida.
Fognini buscará sua terceira final ATP do ano contra o vencedor do duelo entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o alemão Mischa Zverev.