O austríaco Dominic Thiem está de volta e é o quarto tenista garantido na chave da disputa do ATP Finals, que será disputado sob piso rápido coberto em Londres e já tem garantidos: Rafael Nadal, Roger Federer e Alexander Zverev.
Thiem é o primeiro austríaco desde o ex-número 1 do mundo Thomas Muster a se garantir em mais de uma edição do Finals. Mster competiu em 1009 e entre 1995 e 1997.
"Estou muito orgulho de ter me qualificado este ano. Não é fácil se classificar uma vez e ainda mais repetir o feito no ano seguinte. Estou ansioso por competir contra os melhores do mundo na Arena O2", declarou Thiem em comunicado à imprensa emitido pela ATP.
O pupilo de Günter Bresnik tem no ano apenas o título do Rio Open, mas fez uma grande campanha na temporada europeia no saibro, foi vice-campeão no Masters 1000 de Madri e no ATP 500 de Barcelona, ambos na Espanha e que saiu derrotado por Rafael nadal. Na sequência, Thiem fez semifinal no Masters de Roma e em Roland Garros acumulando 24 vitórias e cinco derrotas em jogos disputados no saibro. No ano são, até o momento, 46 vitórias e 23 derrotas.
Em sua participação no Finals 2016 Thiem deixou Londres ainda na fase de grupos com duas derrotas e uma vitória.
Para o Finals 2017, ainda brigam pelas quatro vagas restantes o croata Marin Cilic, o búlgaro Grigor Dimitrov, o belga David Goffin, o espanhol Pablo Carreño Busta, o norte-americano Sam Querrey e o sul-africano Kevin Anderson.