Mateo Reyes, de apenas 16 anos, equatoriano de nascimento que se radicou em Itajaí (SC) há quatro anos onde treina na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, venceu sem sustos nesta quinta-feira e garantiu vaga na semifinal da 9ª Copa Santa Catarina, torneio mundial com pontuação Grau 4 para o ranking da Federação Internacional de Tênis disputado no mesmo local.
Reyes, segundo favorito ao troféu, aplicou um duplo 6/0 sobre o sétimo cabeça de chave e amigo João Guedes e vai duelas contra o americano Toby Kodat, quinto pré-classificado e de apenas 14 anos, que derrotou o brasileiro Bruno Oliveira por 6/3 6/4.
"O João não estava no melhor dia dele, mas eu também joguei muito bem. Fiquei o jogo inteiro errando muito pouco, ficando sólido, sempre mantive o ritmo do jogo que fez com que o meu adversário não conseguisse entrar na partida. Fiquei solido e atento para não dar nehum ponto de graça", destacou Reyes.
Depois de eliminar o cabeça de chave 3 na estreia, o russo Ilarion Danilchenko, Natan Rodrigues tirou outro favorito, o sexto, João Gianella, por 6/1 6/3 e duela contra o paulista Diego Padilha, cabeça de chave 1, que sofreu novamente, mas bateu de virada o qualifier Victor Castro por 6/7 (7/4) 6/1 6/0. Será a reedição de duelo da semana passada em Salvador, na Bahia, onde Natan levou a melhor.
Tanto Natan quanto o catarinense Reyes fazem a segunda semifinal seguida deles, ambos perderam nesta fase na capital baiana.
Favorita russa busca a final. Catarinense decide troféu nas duplas
No feminino a favorita russa Anfina Danilchenko passou sem problemas pela brasileira Alice Marques por 6/0 6/2 e enfrenta a americana Jaedan Brown que marcou fáceis 6/2 6/1 na brasileira Kathleen Percegona. A outra semi será brasileira entre Júlia Klimowicz e Raffaela Manfrin. Klimowicz passou por Andressa Gomes por 7/6 (8/6) 6/3 enquanto que Manfrin derrotou Caroline Furlanetto por 2/6 6/3 6/1.
Todos os jogos de semifinais do masculino e feminino começam às 12h nesta sexta-feira.
Nas duplas teremos Santa Catarina representada na final feminina com Namie Isago. A joinvilense e Isabella Oliveira derrotaram a americana Brown e Thassane Abrahim por 6/4 6/3 e esperam pela dupla vencedora do jogo entre Kathleen Percegona/Rafaela Manfrin e Julia Klimowicz/Giulia Aguiar, parcerias nacionais.
A final acontece às 17h.
Resultados desta Quinta-Feira até o momento (5/10) - Quartas de Final:
(1) Diego Padilha (BRA) 2x1 (Q) Victor Castro (BRA) 6/7 (7/4) 6/1 6/0
(2) Mateo Reyes (BRA) 2x0 (7) João Guedes (BRA) 6/0 6/0
(5) Toby Kodat (EUA) 2x0 Bruno Oliveira (BRA) 6/3 6/4
Natan Rodrigues (BRA) 2x0 (6) João Gianella (BRA) 6/1 6/3
Feminino - 18 anos
(1) Anfisa Danilichenko (RUS) 2x0 Alice Marques (BRA) 6/0 6/2
Jaedan Brown (EUA) 2x0 Kathleen Percegona (BRA) 6/2 6/1
Julia Klimowicz (BRA) x Andressa Gomes (BRA) 7/6 (8/6) 6/3
Rafaela Manfrin (BRA) 2x1 Caroline Furlanetto (BRA) 2/6 6/3 6/1
Duplas Semi Finais
Rodrigo Carvalho/Jackson Xavier (BRA) 2x1 Bruno Oliveira/Natan Rodrigues (BRA) 6/1 1/6 10/2
João Gianella/João Pedro Okano (BRA) 2x0 Victor Pilla/Leonardo Frederico (BRA) 6/1 6/4
Namie Isago/Isabella Oliveira (BRA) 2x0 Thassane Abrahim/Jaeden Brown (BRA/EUA) 6/4 6/3
Em andamento - Kathleen Percegona/Rafaela Manfrin (BRA) x Julia Klimowicz/Giulia Aguiar (BRA)
Programação desta Sexta-Feira - (06/10):
Quadra 1
12h - Jaedan Brown (EUA) x (1) Anfisa Danilchenko (RUS)
Quadra 2
12h - Julia Klimowicz (BRA) x Rafaela Manfrin (BRA)
17h - Namie Isago/Isabella Oliveira (BRA) x Kathleen Percegona/Rafaela Manfrin (BRA) ou Julia Klimowicz/Giulia Aguiar (BRA) - Final Duplas
Quadra 3
12h - (2) Mateo Reyes (BRA) x (5) Toby Kodat (EUA)
17h - João Gianella/João Pedro Okano (BRA) x Rodrigo Carvalho/Jackson Xavier (BRA)
Quadra 4
12h - Natan Rodrigues (BRA) x (1) Diego Padilha (BRA)
A 9ª Copa Santa Catarina tem o patrocínio da FMEL (Fundação Municipal de Esportes de Itajaí) através da Lei de Incentivo Fiscal da HEUSI Comissária de Despacho e Agenciamento e contacom os apoios do Laboratório Flor, Mega Impressões, Promenac, Anasol, Água Mineral Santa Rita, Correios, Compañion, Peugeot. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, e a Confederação Brasileira de Tênis.