No duelo entre duas ex-número 1 do mundo entre a alemã Angelique Kerber, atual 14ª do ranking da WTA, e a tcheca Karolina Pliskova, atual quarta da WTA, melhor pra a alemã, que avançou para a semifinal do WTA Premier de Tóquio, no Japão.
No terceiro jogo do dia, madrugada no horário de Brasília, Kerber precisou de 1h51 de muita luta para fechar o placar em 7/6 (5) 7/5 tendo convertido três aces contra sete de Pliskova, que cometeu ao todo oito duplas-faltas contra uma da alemã, que venceu 69% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 77% de aproveitamento da tcheca.
Com a luta habitual da alemã e o jogo agressivo da tcheca, a partida se caracterizou por pontos longos e hora definidos na segunda bola se estivesse no controle da tcheca. O primeiro set seguiu parelho, Pliskova foi quem mais teve trabalho quando no quinto game salvou três breakpoints disputou seis igualdades e confirmou o saque. Kerber também enfrentou dificuldades no oitavo game e precisou salvar dois breakpoints. Sem quebra a disputa foi para o tiebreak, também muito disputado, definido no detalhe da mini-quebra no último ponto para a alemã fechar a seu favor.
Na segunda etapa a partida seguiu a mesma toada. Pliskova teve dificuldades já no segundo game, quando sacando precisou sair de um 0-40 e salvou ao todo cinco breakpoints e disputando cinco igualdades para confirmar saque. Kerber salvou dois breakpoints no quinto game, onde encarou um 15-40, também confirmou o saque e o jogo seguiu. No décimo segundo game, quando sacava para forçar um novo tiebreak, a tcheca vacilou, salvou quatro breakpoints, encarou três igualdades, mas foi quebrada e eliminada da disputa.
Na semifinal, Kerber encara a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 23ª, que superou a também tcheca, Barbora Strycova, 25ª, de virada em 5/7 6/3 6/1.
As duas tenistas já se enfrentaram nove vezes no circuito profissional e a alemã tem vantagem de cinco vitórias.
Kerber tentará chegar à final do WTA Premier de Tóquio pela segunda vez na carreira. Ela foi vice-campeã do torneio em 2013.