Há dois anos, o ex-top 4 James Blake passou por um grande constrangimento ao ser confundido com um bandido e preso em Nova York - vídeo abaixo. Na época, a polícia local assumiu abuso por parte do policial, que agora responde por ato indisciplinar.
Indiciado, o policial que confundiu Blake com um bandido e foi acusado de racismo, pois o ex-tenista não apresentou qualquer tipo de resistência e estava no local como cliente, passará por audiência que determinará o tipo de pena que sofrerá e o tempo.
A presença de Blake é muito esperada. Em entrevista ao canal ABC News, o norte-americano relembrou o trauma: "Eu não queria conversar com ninguém sobre isso, fiquei tão abalado ... Eu sei que muitas pessoas não têm voz, não têm nenhum recurso. Já eu tenho a sorte de ter a oportunidade de estar aqui com você, para poder contar esta história e deixar as pessoas saberem que isso acontece muitas vezes".
Ao ser questionado se houve uso de força excessiva por parte do policial, Blake pontuou: "Foi tão flagrante, tão óbvio. Eu estava lá parado, sem fazer nada, não corri, não resisti, na verdade estava sorrindo".
James Blake está lançando o livro "Ways of Grace" [Caminhos da Graça] focado em esporte e no ativismo contra o racismo e diferentes tipos de discriminação.
Vídeo da prisão de Blake em 9 de setembro de 2015: