O ex-tenista Manuel Orantes, campeão do US Open 1975, concedeu uma entrevista à Rádio Marca de Madri e nela falou bastante do atual circuito e opinou se o líder do ranking mundial, Rafael Nadal, alcançará Roger Federer em número de Slams.
Nadal está há muitos anos curtindo, vem a mais de dez anos vencendo torneios do Grand Slam, o que é sempre mais complicado. Se converteu, ao lado de [Roger] Federer, em um dos jogadores da história com mais Grand Slams. Depois de ter tido tantas lesões e todos os contratempos ao longo de sua carreira, estou surpreso de vê-lo jogar tênis como em seus melhores momentos, tanto pelo físico como pelo menta. Claro que está jogando um tênis incrível. Com Federer aconteceu o mesmo no inicio do ano, assim que espero que nenhum dos dois tenham mais problemas com lesões", comentou Orantes a fase do número 1 do mundo.
Manuel Orantes pontuou que os pontos fortes de Nadal sempre foram o físico e o mental, mas destacou a evolução do compatriota: "Aos 31 anos melhorou tecnicamente, saca melhor, está mais agressivo com forehand, seu bachand melhorou bastante... isto é o que verdadeiramente surpreende. Todos nós que jogamos tênis sabemos o quanto é difícil evoluir neste nível, nós nos contentávamos de manter o nivel. Mas voltar ao seu melhor nível? Estamos diante de um fenômeno capaz de seguir melhorando com a mesma ambição e vontade de dez anos atrás. Pra mim, isso é impressionante!".
Orantes ainda pontuou que Federer "foi o melhor jogador que viu na história do tênis" e destacou que o fato de ter muito talento facilita o competir do suíço, que se desgasta menos para lutar pelos pontos e por consequência, também se desgasta menos pelo lado mental. O espanhol pontua também que Rafael Nadal é o melhor da história no saibro.
Ao ser questionado se Nadal pode chegar ao mesmo número de Slams do suíço, que tem 19 troféus ao mesmo tempo que o espanhol tem 16, Orantes não titubeou: "Federer tem quatro cinco anos a mais [que Nadal], eu acredito que se este segue nesse nível o pode superar".