Um representante do Nordeste que disputou este ano os maiores eventos do mundo do tênis será o principal favorito da 33ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio que larga no sábado, dia 23, e finaliza no dia 30 de setembro no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA). O evento, que tem entrada gratuita ao público, conta com pontuação G3 e é o mais valioso do segundo semestre do país e terceiro maior do Brasil na temporada.
João Lucas Reis, 117º colocado e natural do Recife (PE), fez semifinal na última edição e em 2014 e disputa pela quarta vez a categoria principal do maior evento da região Norte-Nordeste no juvenil. O tenista está ansioso para retornar: "Me sinto bem, me sinto em casa (jogando em Salvador). É bom ter torneio desse porte no Nordeste e traz pessoas de outros países também", apontou o jogador que destaca a dureza para confirmar o favoritismo e lutar pelo primeiro caneco na categoria principal.
"Estou com boas expectativas pro Bahia Juniors cup desse ano, é um torneio duro mas acho que tenho boas chances de jogar bem e ir avançando, me sinto bem jogando lá, é uma boa atmosfera".
A temporada de 2017 vem sendo de muitos aprendizados e realizações para o pernambucano que jogou três Grand Slams na temporada parando no qualifying de Roland Garros e recentemente do US Open no início do mês e jogando a chave principal do maior evento do mundo e mais tradicional, em Wimbledon: "Tive a oportunidade de jogar três qualis de Grand Slams esse ano, entre eles uma chave, foi uma otima experiencia, pude jogar com alguns dos melhores juvenis do mundo e estar no mesmo lugar onde os melhores jogadores do mundo estavam."
João Lucas vai em busca de pontos importantes na 33ª edição do Bahia Juniors Cup para alcançar seu objetivo de ser top 50 mundial e arrancar com boas campanhas em 2018 nos quatro maiores torneios do planeta: "Tenho o objetivo de terminar entre os 50 do mundo esse ano, antes da virada para 2018 e acho que o Bahia Juniors Cup pode me ajudar a chegar mais perto desse objetivo".
"Importante ter o retorno do João que sempre prestigia nosso evento e joga perto de parentes e amigos. É um jogador com um ótimo futuro pela frente e sem dúvida estará nas cabeças no juvenil não só neste fim de ano, mas ano que vem. É um menino super comprometido, focado e com tudo para ser um grande profissional", apontou Duda Catharino, organizador do evento: "O Bahia Juniors Cup tem sido fundamental para a escalada dos brasileiros no circuito. Felipe Meligeni veio aqui em 2015 e ganhou o US Open de duplas no ano seguinte, foi campeão Sul-Americano, o Thiago Wild nosso último campeão do masculino, fez quartas de Roland Garros e semi de duplas do US Open, está com o time da Copa Davis no Japão e tem preciosos pontos no ranking profissional e Thaísa Pedretti nossa última campeã, passou rodadas em Wimbledon e também tem bons pontos no profissional. Ficamos muito felizes pelas portas que o evento traz aos nossos juvenis", seguiu.
Outro nordestino e baiano confirmado é Natan Rodrigues que faz seu terceiro torneio na categoria principal, o primeiro no Brasil, após uma semifinal realizada recentemente na Argentina. Ele tem 15 anos. No feminino Maria Menezes, de 14 anos,disputa pela segunda vez a categoria principal. Na categoria 16 anos, Gustavo Schwebel é o destaque local. Cria do Clube Bahiano de Tênis ele vem do vice nos 14 anos em 2016 e tentará trazer mais um bom resultado para a Bahia.
O torneio terá cerca de 220 atletas de 12 países (Brasil, Suíça, Argentina, EUA, Colômbia, Chile, Peru,Irlanda, Portugal, Bolívia, Costa Rica e Canadá) e larga com o qualifying no dia 23 de setembro e a chave principal começa no dia 25 e finaliza no dia 30. Pela primeira vez o torneio terá a categoria Kids até 11 anos de idade. A categoria 12 anos conta pontos pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis, as categorias 14 e 16 contam pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat e os 18 para o ranking mundial da Confederação Brasileira de Tênis.
O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordinho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, o atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.
A 33ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup conta com os patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade e Águas Meleva. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.