Substituto de Thomaz Bellucci e número dois do Brasil no confronto, Guilherme Clezar, 244º colocado, fez uma boa apresentação no segundo e terceiro sets, mas foi derrotado no primeiro jogo do duelo contra o Japão em Osaka, fora de casa, valendo vaga no Grupo Mundial para 2018.
O gaúcho caiu diante do número 1 japonês no confronto, Yuchi Sugita, 42º, por 6/2 7/5 7/6 (7/5) após 2h30min de duelo no piso rápido e descoberto.
Thiago Monteiro, 116º, encara Go Soeda, 139º, buscando o empate neste fim de primeiro dia.
O time nacional não tem Rogério Silva, 74º,e os locais não têm Kei Nishikori e nem Yoshihito Nishioka. Taro Daniel também não foi convocado.
Clezar perdeu seu segundo jogo de Davis e soma 12 derrotas em jogos nível ATP e Copa Davis.
O jogo
Na primeira etapa o brasileiro saiu abrindo 0/30, Sugita confirmou e pressionou o serviço do gaúcho o tempo todo quebrando em 4/2 e fechando com nova quebra por 6/2 em 36 minutos.
Na segunda etapa o local quebrou, fez 2/0, mas o brasileiro evoluiu, jogou mais sólido nas devoluções, forçando o erro do rival e indo para as paralelas, igualou em 2/2, teve um 0/30,mas o japonês virou. O duelo seguiu saque a saque com Clezar salvando break no fim e tendo gamepoint para levar ao tie-break, mas elea afobou e permitiu o set ao rival em 53 minutos com erros: 7/5.
No segundo set o jogo foi saque a saque até Clezar abrir 5/3 aproveitando sua sexta chance de quebra num mesmo game com dupla-falta do rival. Ele teve chance sacando em 5/4, mas cometeu erros bobos e viu o local virar para 6/5. Clezar mandou para o tie-break, abriu 3 a 2 e saque e teve 4 a 3, mas voltou a errar e Sugita mandou linda bola na linha para ter o match-point e definir com erro do brasileiro que terminou a partida com 64 erros não-forçados contra 40 de Yuchi. Foram apenas 29 winners do japonês e 27 do brazuca.