O número 1 do mundo, Rafael Nadal, segue firme no US Open e se garantiu na grande final do torneio, após virada com direito a pneu sobre o argentino Juan Martín Del Potro, 32º da ATP, e está na final do US Open pela quarta vez.
Leia Mais:
Nadal iguala McEnroe em finais e busca fim de tabu
Nadal destaca mudança tática e vibra: 'Significa muito esta final'
O espanhol precisou de 2h30 para fechar o placar em 4/6 6/0 6/3 6/2 tendo disparado cinco aces contra sete do argentino, que cometeu 40 erros não-forçados contra 20 de Nadal, que disparou 45 bolas vencedoras contra 23 de Del Potro.
Vindo de vitórias heroicas contra Dominic Thiem e Roger Federer, Del Potro entrou motivado e agressivo com seu forehand. O jogo foi equilibrado, até que no quinto game, o argentino conquistou a quebra de saque e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, Nadal entrou ainda mais agressivo com saque, trabalhou sólido na devolução, buscou movimentar o argentino na linha de base e conquistou a quebra de saque. Del Potro ainda tentou manter-se no jogo, mas foi pouco efetivo e agressivo, acabou dominado e levou o pneu no segundo set.
Na terceira etapa, Nadal seguiu agressivo, sólido em seus games de saque e cometendo pouquíssimos erros. Abriu 3/0 com quebra, vencendo nove games de maneira consecutiva e foi administrando, mas pressionando o argentino, que salvou dois breakpoints no oitavo game.
No quarto set a disputa seguiu a toada do fim do terceiro, com o argentino tentando ser agressivo e ficar no jogo, mas parando na eficiência de Nadal, que conquistou a quebra de saque no terceiro game, abriu 4/1 no placar com segunda quebra e sólido, cometeu o primeiro erro não-forçado da parcial na disputa do sexto game e administrou a vantagem.
Esta é a quarta vez na carreira que o espanhol jogará a final no US Open. Campeão em 2010 e 2013, vice em 2011, Nadal busca o tricampeonato.
Na grande final ele encara o sul-africano Kevin Anderson, que aos 31 anos faz sua estreia na final de um Grand Slam. os dois tenistas já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional e o espanhol venceu todos os encontros.
Este será o segundo encontro entre ele sem um torneio do Grand Slam, em 2015 eles se enfrentaram pelas oitavas de final do Australian Open e Nadal levou a melhor em três sets.
Esta será a 23ª final de Grand Slam de Nadal, a terceira no ano, e ali Rafa busca seu 16º título de Grand Slam. O tri no Astralian Open.
Campeão em Roland Garros este ano, nadal busca seu primeiro título em quadra rápida desde 2014.